A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p729Palavras-chave:
Ensino de história, Formação histórica, Formação de professoresResumo
Ao reconhecermos a vitalidade do conhecimento da história nas sociedades, conseqüentemente reconhecemos os significados da formação histórica para a vida social, ou seja, a necessidade do desenvolvimento de capacidades do pensar histórico por parte do indivíduo para a vida pratica. A afirmativa central deste artigo centra-se na importância do pensar histórico e na idéia de que e o ensino de história protagoniza papéis nesta formação, sendo o conhecimento histórico indispensável na realidade vivida, articulando passado/presente e futuro, construindo identidades culturais e orientando o sentido prático da vida material. Isto posto, o conhecimento histórico assume função na escola, potencializando o papel do ensino e do professor de história na formação do sujeito crítico e dos valores universalistas da pluralidade e interculturalidade.Downloads
Referências
BRASIL/CNE. Resolução n° 1 do CNE de 18 de fevereiro de 2002.
CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2002.
CANEN, Ana. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural. Cadernos de Pesquisa, n. 111, dez. 2000.
CANEN, Ana. Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível? Revista Brasileira de Educação, n. 15, 2000.
CANEN, Ana. Reflexões sobre o Multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, Ana (org.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001.
COLLINGWOOD, Robin George. A idéia de história. Lisboa: Editorial Prescença, 2001.
COUTINHO, José Maria. Por uma educação multicultural: uma alternativa de cidadania para o século XXI. Ensaio, v. 4. n. 13, 1996.
ERNANDES, Florestan. Introdução (org.). In: Marx e Engels: história. São Paulo, Ática, 1983.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
LE GOFF, Jacques. Memória e historia. Campinas: Unicamp, 1996.
RÜSEN, Jörn. História viva. Teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora UNB, 2007.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história I. Brasília: Editora da UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da historia II. Brasília: Editora UNB, 2007.
SANTOS, Lucíola Lucínio de C. P; LOPES, José de Souza Miguel. Globalização, multiculturalismo e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 29-38.
SILVA, Tomaz T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/