O imaginário em traços: progresso, modernização e cultura de consumo no cartum Amigo da Onça (1956-1961)

Autores

Palavras-chave:

Amigo da Onça, Cartum, Imaginário

Resumo

Em um processo de reformulação editorial, o Amigo da Onça integra-se a um conjunto de narrativas visuais que deu à revista O Cruzeiro a sua particularidade enquanto fonte de informação. As etapas que envolveram esse processo se basearam no uso cada vez maior e imprescindível das imagens no interior do semanário, como forma de atrair a atenção dos leitores e inovar o conteúdo de suas reportagens. O Amigo da Onça é parte deste processo no qual as imagens se vinculavam ao cotidiano das pessoas. A partir da exposição de uma metodologia, analisamos cerca de 50 imagens, dentro do recorte temporal (1956-1961), que são sintomáticas do imaginário do período, sobretudo o de modernização, cultura de consumo e o progresso, estes, muito difundidos e almejados no governo de Juscelino Kubitschek. Nota-se a inserção do cartum Amigo da Onça de Péricles Maranhão em seu tempo e espaço, sendo, portanto, o simbólico do imaginário do período.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Flávia Dias Zammataro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ZAMMATARO, Ana Flávia Dias. O imaginário em traços: progresso, modernização e cultura de consumo no cartum Amigo da Onça (1956- 1961). 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2010.

Downloads

Publicado

05-02-2011

Como Citar

ZAMMATARO, A. F. D. O imaginário em traços: progresso, modernização e cultura de consumo no cartum Amigo da Onça (1956-1961). Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1177–1178, 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/7932. Acesso em: 28 mar. 2024.