O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador

Autores

  • Érica da Silva Xavier Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1097

Palavras-chave:

História e ensino, Ferramentas pedagógicas, Mediação, Canção

Resumo

O professor não age apenas como um transmissor de conhecimento, mas como um mediador entre o objeto a ser apreendido e o aluno. Para tanto, o docente se vale de várias ferramentas mediadoras que o auxiliam nesse processo, como um objeto da cultura material, uma visita a um museu ou mesmo uma imagem ou uma música. Este artigo aborda a possibilidade de se pensar a utilização da canção enquanto documento histórico durante as aulas, pois são produções culturais carregadas de significados, tanto de forma implícita, quanto explícita. As fontes históricas, ao serem utilizadas com o intuito de mediar a produção do conhecimento em História, na prática de sala de aula, tornam-se ferramentas pedagógicas.Neste sentido, afirmamos que as fontes históricas não devem ser simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos, uma vez que se traduzem em artefatos culturais repletos de intencionalidades. As fontes devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno:demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço. Elas devem servir para que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades às quais estamos submetidos.

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Biografia do Autor

Érica da Silva Xavier, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

04-02-2011

Como Citar

XAVIER, Érica da Silva. O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1097–1112, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p1097. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/5062. Acesso em: 26 dez. 2024.