O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador

Autores

  • Érica da Silva Xavier Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1097

Palavras-chave:

História e ensino, Ferramentas pedagógicas, Mediação, Canção

Resumo

O professor não age apenas como um transmissor de conhecimento, mas como um mediador entre o objeto a ser apreendido e o aluno. Para tanto, o docente se vale de várias ferramentas mediadoras que o auxiliam nesse processo, como um objeto da cultura material, uma visita a um museu ou mesmo uma imagem ou uma música. Este artigo aborda a possibilidade de se pensar a utilização da canção enquanto documento histórico durante as aulas, pois são produções culturais carregadas de significados, tanto de forma implícita, quanto explícita. As fontes históricas, ao serem utilizadas com o intuito de mediar a produção do conhecimento em História, na prática de sala de aula, tornam-se ferramentas pedagógicas.Neste sentido, afirmamos que as fontes históricas não devem ser simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos, uma vez que se traduzem em artefatos culturais repletos de intencionalidades. As fontes devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno:demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço. Elas devem servir para que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades às quais estamos submetidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica da Silva Xavier, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ABUD, Kátia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005.

ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. Educar, Curitiba, Especial, Editora UFPR, 2006. p. 151-170.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou oficio do historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CARVALHO, José Jorge de. Transformações da sensibilidade musical contemporânea. Brasília: UnB, 1999. (Série Antropológica, 266)

CERRI, Luis Fernando; FERREIRA, Angela Ribeiro. Notas sobre a demanda sociais de representação e os livros Didáticos de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (org.). O livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisa e ensino. Natal: EDUFRN, 2007

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CUNHA, Maria de Fátima. Cantando o Brasil pós-64. História & Ensino , n. 2, p. 55-67, 1996.

DUTRA, Soraia Freitas. As crianças e o desenvolvimento da temporalidade histórica. In: ARIAS, José Miguel Arias (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de História. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: Atrito Art, 2005.

FINO, Carlos Nogueira. Vygotky e a zona de desenvolvimento proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga, v. 14, n. 2, 2001.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas - SP: Papirus, 2005.

JANOTTI, Maria de Lourdes. O livro Fontes históricas como fonte. In: PINSK, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

MELLO, Maria do Céu de. O conhecimento tácito substantivo histórico dos alunos-no rastro da escravatura. In: BARCA, Isabel (org). Perspectiva em Educação Histórica. Centro de Estudos em Educação e Psicologia. Braga: Universidade do Ninho, 2001.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e Música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, v. 20, n. 30, 2000.

NAPOLITANO, Marcos Francisco D’Eugenio. História e Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NAPOLITANO, Marcos Francisco D’Eugenio; AMARAL, Cecília Maria; BORJA, Cafagni Wagner. Linguagem e canção: uma proposta pra o ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo v. 7, n. 13, p. 177-188, set. 1986/fev. 1987.

PINSK, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

RABELLO, Eliano T.; PASSOS, José S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em: http://www.josesilveira.com. Acesso em: 20 set. 2009.

RUSEN, Jörn. Didática - funções do saber histórico. In: RUSEN, Jörn. História Viva: teoria da história, formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevan de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

RUSEN, Jörn. El desarrollo de la compentencia narrativa en el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogonética relativa a la conciencia moral. Proposta Educativa, Buenos Aires, n. 7, p. 27-35, 1992.

SAVIANI, Demerval. Breves considerações sobre fontes para história da educação. Revista HISTEDBR On- line, Campinas, n. esp., 28-35, ago. 2006.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

SIMAN, Lana Mara de Castro. O papel dos mediadores culturais e da ação mediadora do professor no processo de construção do conhecimento histórico pelos alunos. In: ZARTH, Paulo A. e outros (org.). Ensino de História e Educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ: 2004.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ridendo Castigat Mores. Disponível em: https://www.jahgr.org. Acesso em: 09 abr. 2007.

Downloads

Publicado

04-02-2011

Como Citar

XAVIER, Érica da Silva. O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1097–1112, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p1097. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/5062. Acesso em: 24 nov. 2024.