Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina–PR: conflitos políticos e socioambientais em um território de diversidade (1975-2009)
Palavras-chave:
História ambiental, Parque urbano, Unidade de conservaçãoResumo
O objeto de estudo deste trabalho é a constituição histórica e natural do Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na região sul da cidade de Londrina no Paraná. Considerado pela legislação brasileira como uma Unidade de Conservação Ambiental, o parque apresenta vários aspectos que foram pesquisados, tais como a sua história, a legislação referente à sua criação e também os conflitos e relações existentes no local que expressam um conjunto de forças político-sociais em tensão que gestam este espaço. Desta forma, procuramos entender as relações dos indivíduos com a natureza dentro de um centro urbano. Para tal tarefa, demonstramos a dinâmica de expansão da cidade de Londrina e a necessidade da preservação de suas áreas verdes, simbolizadas aqui por um parque urbano. A metodologia proposta para este trabalho compreende a ação humana como criadora e transformadora do ambiente e podemos entendê-la por intermédio de um levantamento e análise da documentação do parque, além da participação da comunidade do seu entorno por meio de questionários. Privilegiamos nesta análise as várias formas de apropriação e as dificuldades enfrentadas por uma pequena área verde localizada dentro dos limites de um centro urbano, sendo que a pressão exercida pela cidade afeta direta e indiretamente a diversidade que sobrevive dentro do parque e também influi no cotidiano da população limítrofe.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/