Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina-PR: conflitos políticos e socioambientais em um território de diversidade (1975-2009)
Palavras-chave:
História ambiental, Parque urbano, Unidade de conservaçãoResumo
O objeto de estudo deste trabalho é a constituição histórica e natural do Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na região sul da cidade de Londrina no Paraná. Considerado pela legislação brasileira como uma Unidade de Conservação Ambiental, o parque apresenta vários aspectos que foram pesquisados, tais como a sua história, a legislação referente à sua criação e também os conflitos e relações existentes no local que expressam um conjunto de forças político-sociais em tensão que gestam este espaço. Desta forma, procuramos entender as relações dos indivíduos com a natureza dentro de um centro urbano. Para tal tarefa, demonstramos a dinâmica de expansão da cidade de Londrina e a necessidade da preservação de suas áreas verdes, simbolizadas aqui por um parque urbano. A metodologia proposta para este trabalho compreende a ação humana como criadora e transformadora do ambiente e podemos entendê-la por intermédio de um levantamento e análise da documentação do parque, além da participação da comunidade do seu entorno por meio de questionários. Privilegiamos nesta análise as várias formas de apropriação e as dificuldades enfrentadas por uma pequena área verde localizada dentro dos limites de um centro urbano, sendo que a pressão exercida pela cidade afeta direta e indiretamente a diversidade que sobrevive dentro do parque e também influi no cotidiano da população limítrofe.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Antíteses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/





