Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p703

Palavras-chave:

Ensino de história, Historiografia, Teorias pedagógicas, Educação básica, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo explicita características de diferentes correntes de pensamento pedagógico e historiográfico, relacionando-as ao ensino de História. Infere-se que o conhecimento sobre docência em História altera-se a partir do quadro teórico-metodológico adotado. Assim, proporcionar a compreensão de diversas concepções de Educação e de História permitiria a re-significação de objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos e de práticas didático-pedagógicas em sala de aula. Diante de problemas no ensino de História, acredita-se que o professor ao dominar diferentes concepções pedagógicas e históricas pode melhor definir e decidir sobre o tipo de conhecimento que trabalhará em sala de aula atendendo às especificidades de seu público escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em História pela Université Sorbonne - Paris III. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BOIS, Guy. Marxismo e história nova. In: LE GOFF, Jacques (org.). A História nova. Trad. Eduardo Brandão. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 324-349.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História – 5ª a 8ª séries. Brasília: SEF, 1997.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales: (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da Unesp, 1990.

CAIMI, Flávia E. Conversas e controvérsias: o ensino de História no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001.

CAIMI, Flávia E. O livro didático: algumas questões. In: DIEHL, Astor Antonio (org). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediup, 1999.

FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

GARDINER, Patrick. (org.). Teorias da história. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1984.

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O saber profissional dos professores: fundamentos e epistemologia. Trad. Francisco A. Loiola. Quebec: Universidade Laval, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2000.

MACHADO, Ironita A. P. O currículo de História. In: DIEHL, Astor Antonio (org). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediup, 1999.

PENTEADO, Heloísa D. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2o grau. Série formação do professor).

PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da história. Lisboa: Universidade Aberta, s.d.

REIS, José Carlos. A história: entre a filosofia e a ciência. 2. ed. São Paulo : Ática, 1999.

SILVA, Thomas T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica: 1999.

STAMATTO, Maria Inês S. Abordagens metodológicas nos livros didáticos de História - Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) (Brasil 1997-2007). In: OLIVEIRA, Margarida M. D. de; STAMATTO, Maria Inês S. (org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisa e ensino. Natal: EdUFRN, 2007. p. 37-52.

Downloads

Publicado

03-02-2011

Como Citar

AZEVEDO, C. B.; STAMATTO, M. I. S. Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 703–728, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p703. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4571. Acesso em: 18 mar. 2024.