O instrumentalismo de Dewey e a educação para os direitos humanos (EDH). Uma proposta pedagógica para enfrentar o problema da violência escolar a partir da noção de experiência educativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p795Palavras-chave:
Instrumentalismo, Hermenéutica, Dewey, Heidegger, Experiencia educativa, Violencia escolar, Aprender a viver juntosResumo
O trabalho visa proporcionar reflexões sobre possíveis intervenções pedagógicas relacionadas à problematização do conflito. É uma potencial estratégia didática para enfrentar o problema da convivência escolar, a fim de criar ambientes de reflexão sobre as agressões à dignidade geradas por atitudes violentas. Apresenta-se uma atividade prática que parte da utilização de mitos gregos e lendas indígenas como elemento disparador do debate que permite contribuir, a partir da reflexão conjunta, um meio para vislumbrar o respeito por si e pelo outro, com o cunho de enfatizar um dos pilares da educação para o século XXI: “aprender a conviver”. Em suma, buscamos deliberar sobre atividades em sala de aula que promovam a compreensão de conceitos como: igualdade, respeito, não discriminação, liberdade, solidariedade, resolução pacífica de conflitos, participação, etc.Downloads
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