O instrumentalismo de Dewey e a educação para os direitos humanos (EDH). Uma proposta pedagógica para enfrentar o problema da violência escolar a partir da noção de experiência educativa

Autores

  • Mónica Beatriz Fernández Universidad Nacional de Quilmes - UNQ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p795

Palavras-chave:

Instrumentalismo, Hermenéutica, Dewey, Heidegger, Experiencia educativa, Violencia escolar, Aprender a viver juntos

Resumo

O trabalho visa proporcionar reflexões sobre possíveis intervenções pedagógicas relacionadas à problematização do conflito. É uma potencial estratégia didática para enfrentar o problema da convivência escolar, a fim de criar ambientes de reflexão sobre as agressões à dignidade geradas por atitudes violentas. Apresenta-se uma atividade prática que parte da utilização de mitos gregos e lendas indígenas como elemento disparador do debate que permite contribuir, a partir da reflexão conjunta, um meio para vislumbrar o respeito por si e pelo outro, com o cunho de enfatizar um dos pilares da educação para o século XXI: “aprender a conviver”. Em suma, buscamos deliberar sobre atividades em sala de aula que promovam a compreensão de conceitos como: igualdade, respeito, não discriminação, liberdade, solidariedade, resolução pacífica de conflitos, participação, etc.

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Biografia do Autor

Mónica Beatriz Fernández, Universidad Nacional de Quilmes - UNQ

Doutoranda em Filosofia pela Universidad Nacional de Lanús (UNLa). Professora Pesquisadora da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) Argentina.

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Publicado

03-02-2011

Como Citar

FERNÁNDEZ, Mónica Beatriz. O instrumentalismo de Dewey e a educação para os direitos humanos (EDH). Uma proposta pedagógica para enfrentar o problema da violência escolar a partir da noção de experiência educativa. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 795–821, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p795. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4200. Acesso em: 24 nov. 2024.