A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p691Palavras-chave:
Consciência histórica, Explicação histórica, Conceitos meta-históricos, Didática da história, Educação históricaResumo
Baseado na relação entre a concepção de Consciência Histórica, tal como Jörn Rüsen e Reinhart Koselleck propõem, e o conceito de Explicação Histórica, proposto por Isabel Barca, o artigo apresenta um percurso analítico que permite verificar níveis de explicação histórica em narrativas elaboradas por estudantes brasileiros e portugueses a partir da interpretação de fontes relacionadas a um fato histórico: a transferência da família real portuguesa para o Brasil (1808).Downloads
Referências
FERREIRA, Clarisse. O papel da empatia histórica na compreensão do outro. In: BARCA, Isabel;
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto & Ed. PUC-Rio, 2006.
LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. 2001.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica - teoria da história I: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Educação histórica: investigação em Portugal e no Brasil. Braga: Centro de Investigação em Educação, 2009. p. 115-130.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/