Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia

					Visualizar Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia
Publicado: 17-03-2013

Apresentação

  • Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica

    Marlene Cainelli, Maria Auxiliadora Schmidt
    509-518
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p509

Dossiê

  • Formando a Consciência Histórica – Por uma Didática Humanista da História

    Jörn Rüsen
    519-536
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p519
  • Ação Histórica como um Problema para Pesquisadores em Educação em História

    Peter Seixas
    537-553
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p537
  • O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz

    Kátia Maria Abud
    555-565
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p555
  • Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes

    Lana Mara Castro Siman, Edson Nascimento Campos, João Carlos de Andrade
    567-587
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p567
  • Conceito substantivo escravidão africana no Brasil: uso e apropriações das narrativas do manual didático pelos alunos e professora

    Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd
    589-611
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p589
  • Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado

    Olavo Pereira Soares
    613-634
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p613
  • O lugar a cultura política do aluno do Ensino Médio

    Denilson Roberto Schena
    635-664
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p635
  • O estudante de Ensino Médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para quê serve a história?

    Márcia Elisa Teté Ramos
    665-689
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p665
  • A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses

    Ronaldo Cardoso Alves
    691-716
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p691
  • Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História

    Jean Carlos Moreno
    717-740
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p717
  • A cognição histórica situada: expectativas curriculares e metodologias de ensino

    Geyso D. Germinari, Marcos Roberto Barbosa
    741-760
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p741
  • O conceito de passado e sua significância histórica para professores de história e os livros didáticos recebidos no PNLEM

    Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos
    761-782
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p761

Artigos

  • O DOPS e a repressão política contra militantes comunistas no Estado do Paraná (décadas de 1940 e 1950)

    Angelo Aparecido Priori, Luciana Regina Pomari
    783-805
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p783
  • O percurso de uma pesquisa em História

    Maria Siqueira Santos
    807-831
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p807
  • Narrativas sobre o espaço: o pesquisador, o narrador e a cidade

    Nilson Almino de Freitas
    833-853
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p833

Primeiros Passos

  • A Imprensa libertária: jornalismo operário e resistência anarquista na primeira década do século XX

    Carlos Marques
    855-864
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p855

Entrevistas

  • Isabel Barca: caminhos trilhados pela educação histórica

    Nucia Alexandra Silva de Oliveira
    865-874
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p865

Traduções

  • Foucault, Experiência, Literatura

    Timothy O’Leary, João Rodolfo Munhoz Ohara
    875-896
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p875

Resumos de Dissertações

  • Narrativas escolares dos alunos do Colégio São Domingos – Faxinal – PR da obra de José Ferraz de Almeida Junior (1850 – 1899)

    Arnaldo Martin Szlachta Junior
    897-898
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p897
  • A Força Expedicionária Brasileira: um olhar à esquerda (1942-1952)

    Carlos Henrique Lopes Pimentel
    899-900
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p899
  • História do cotidiano e ensino de história: concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000)

    Elisa Vermelho Morales
    901-902
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p901
  • A história como heterologia: do conceito de história em Michel de Certeau

    João Rodolfo Munhoz Ohara
    903-905
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p903
  • Roberto Piva: poesia viva na metrópole e a contracultura no Brasil (1960-1970)

    Kátia Mayra Lopes Batista
    907-908
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p907
  • Vozes de uma história: as narrativas a partir de conhecimentos prévios de alunos sobre gênero e sexualidade (Cambé/PR)

    Luana Pagano Peres Molina
    909-910
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p909
  • Arqueologia e história: da passagem do método arqueológico ao método genealógico.

    Pedro Ragusa
    911-912
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p911
  • O artista e a cidade: Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR (1954-1957)

    Luciana de Fátima Marinho Evangelista
    913-914
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p913
  • A marcha mundial das mulheres no contexto dos movimentos sociais e sua construção visual (Brasil, 2000-2010)

    Alexandra Pingret
    915-916
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p915