História do cotidiano e ensino de história: concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p901Palavras-chave:
Cotidianidade, Ensino de história, Historiografia, Livros didáticosResumo
Preocupados em preparar os alunos em relação aos conceitos de construção de identidade, respeito à diversidade e percepção de múltiplas temporalidades, consideramos que o trabalho com a História do Cotidiano seria útil na constituição de um tipo específico de conhecimento histórico em sala de aula. O presente estudo tem por objetivo compreender como a questão do Cotidiano foi tratada por historiadores e outros teóricos das Ciências Sociais em diferentes períodos, destacando-se as divergências e convergências entre eles. Para tanto, foi realizado um mapeamento do debate historiográfico a respeito da História do Cotidiano, o qual foi utilizado para análise de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II, na tentativa de entender como o Cotidiano é abordado nesses materiais e quais concepções teóricas os embasam. De acordo com os pressupostos de Jörn Rüsen, compreendemos que o papel do ensino de História seja o da formação e orientação para a vida.Downloads
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