História do cotidiano e ensino de história: concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p901

Palavras-chave:

Cotidianidade, Ensino de história, Historiografia, Livros didáticos

Resumo

Preocupados em preparar os alunos em relação aos conceitos de construção de identidade, respeito à diversidade e percepção de múltiplas temporalidades, consideramos que o trabalho com a História do Cotidiano seria útil na constituição de um tipo específico de conhecimento histórico em sala de aula. O presente estudo tem por objetivo compreender como a questão do Cotidiano foi tratada por historiadores e outros teóricos das Ciências Sociais em diferentes períodos, destacando-se as divergências e convergências entre eles. Para tanto, foi realizado um mapeamento do debate historiográfico a respeito da História do Cotidiano, o qual foi utilizado para análise de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II, na tentativa de entender como o Cotidiano é abordado nesses materiais e quais concepções teóricas os embasam. De acordo com os pressupostos de Jörn Rüsen, compreendemos que o papel do ensino de História seja o da formação e orientação para a vida.

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Biografia do Autor

Elisa Vermelho Morales, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

16-03-2013

Como Citar

MORALES, E. V. História do cotidiano e ensino de história: concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000). Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 901–902, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p901. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14510. Acesso em: 25 abr. 2024.