Narrativas escolares dos alunos do Colégio São Domingos – Faxinal – PR da obra de José Ferraz de Almeida Junior (1850 – 1899)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p897

Palavras-chave:

História e ensino, Narrativas escolares, Grupos focais, Almeida Junior

Resumo

A utilização da imagem em sala de aula é um dos temas mais relevantes das últimas décadas nas produções acadêmicas. Acompanhando essa tendência, propomos essa pesquisa que visa trabalhar com os alunos a criação de narrativas escolares através do uso de documentos imagéticos do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, produzidas no final do século XIX, como fonte ao aluno e proporcionar um debate nesse recorte temporal que é circunscrito pela construção de uma identidade nacional no final do Segundo Reinado e no início da República, que são acontecimentos contemporâneos ao nosso pintor. Buscamos fomentar um debate sobre as concepções de temporalidade e as transições desse momento que mudavam os aspectos cotidianos através dos discursos da modernidade e da civilização que transformava o campo na cidade. Para tanto, escolhemos nos orientar por dados qualitativos através da metodologia de grupos focais, gerando análises, tanto das narrativas escolares quanto das apresentações e discussões no ambiente escolar. Os grupos focais e as análises dessa pesquisa foram feitas pelos alunos do final dos ciclos da oitava série fundamental e terceira série do ensino médio da educação básica numa escola religiosa dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena na cidade de Faxinal no interior do Paraná.

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Biografia do Autor

Arnaldo Martin Szlachta Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

16-03-2013

Como Citar

SZLACHTA JUNIOR, A. M. Narrativas escolares dos alunos do Colégio São Domingos – Faxinal – PR da obra de José Ferraz de Almeida Junior (1850 – 1899). Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 897–898, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p897. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14508. Acesso em: 29 mar. 2024.