Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p717

Palavras-chave:

Livros didáticos, Ensino de história, Código disciplinar da história, Identidades, Cultura escolar

Resumo

Este artigo apresenta algumas possibilidades relativas à análise dos livros didáticos de História, na direção da construção de um arcabouço metodológico que leve em conta conjuntamente facetas do código disciplinar da História e a materialidade e as condições de produção destes objetos culturais. Neste sentido, propõe-se, por um lado, perceber os livros didáticos de história dentro da escolarização e da cultura impressa, ambos projetos da modernidade, compartilhando da trajetória da história do livro, sem esquecer do campo de forças que lhes dá sustentação em cada contexto. Concomitantemente postula-se que a análise de conteúdo precisa estar atenta aos aspectos específicos do ensino escolar de História, dentre os quais estão questões de identidade, linguagem, afetividade, desenvolvimento moral, cognição e horizonte de expectativas.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em História Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

16-03-2013

Como Citar

MORENO, Jean Carlos. Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 717–740, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p717. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13317. Acesso em: 5 nov. 2024.