Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p717Palabras clave:
Livros didáticos, Ensino de história, Código disciplinar da história, Identidades, Cultura escolarResumen
Este artigo apresenta algumas possibilidades relativas à análise dos livros didáticos de História, na direção da construção de um arcabouço metodológico que leve em conta conjuntamente facetas do código disciplinar da História e a materialidade e as condições de produção destes objetos culturais. Neste sentido, propõe-se, por um lado, perceber os livros didáticos de história dentro da escolarização e da cultura impressa, ambos projetos da modernidade, compartilhando da trajetória da história do livro, sem esquecer do campo de forças que lhes dá sustentação em cada contexto. Concomitantemente postula-se que a análise de conteúdo precisa estar atenta aos aspectos específicos do ensino escolar de História, dentre os quais estão questões de identidade, linguagem, afetividade, desenvolvimento moral, cognição e horizonte de expectativas.Descargas
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