Narrativas sobre o espaço: o pesquisador, o narrador e a cidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p833Palavras-chave:
Narrador, Memória, Cidade, Cotidiano, ImagemResumo
Este artigo tem como objetivo pensar as narrativas de contadores de histórias selecionados que ocupam lugares sócio-econômicos e espaciais diferentes na cidade de Sobral (CE). São narradores que contam experiências de vida que podem ser vistas como estilos pautados em perspectivas distintas. Nesse texto, o pesquisador aparece sendo afetado pelas narrativas. Quatro depoimentos arquivados no LABOME - UVA-Sobral/CE - serviram como fonte para compreender o urbano como cúmplice dos narradores no exercício de suas experiências. A “unidade estrutural” de Sobral é relativizada nas lembranças dos narradores que mostram cidades possíveis e plurais que não se separam de suas aventuras pelas estradas da vida.Downloads
Referências
BARROS, Myriam Moraes Lins de. "A cidade dos velhos". In: VELHO, Gilberto (org.). Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 43-57.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas, 1).
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COSTA. Lustosa da. Clero, nobreza e povo de Sobral. Brasília: Senado Federal, Centro Grafico. 1987.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, São Paulo, ano 14, n. 13, p. 155-162, 2005.
FREITAS, Nilson Almino de. Sobral opulência e tradição. Sobral: Edições UVA, 2000.
FREITAS, Nilson Almino de. O sabor de uma cidade: práticas cotidianas dos habitantes de Sobral/CE. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Martins Fontes, 1980.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Discurso e representação, ou de como os Baloma de Kiriwina podem reencarnar-se nas atuais pesquisas. In: CARDOSO, Ruth (org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 127-140.
SIMMEL, Georg. On individuality and social forms. Chicago: University or Chicago Press, 1967.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. Mana, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 113-148, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/