Formando a Consciência Histórica – Por uma Didática Humanista da História

Autores

  • Jörn Rüsen Universität Witten/Herdecke - UWH

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p519

Palavras-chave:

Didática da história, Consciência histórica, Cultura histórica

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexes entre Didática da História e um novo conceito de Humanismo. Mostra, entre outras reflexões, os desafios da cultura histórica hoje, os quais vêm do crescimento da interculturalidade e da comunicação em todas as dimensões da vida humana prática. Para desenvolver a argumentação foi necessário clarificar algumas categorias como Didática da História, Consciência Histórica, Cultura Histórica, Aprendizagem Histórica e Humanismo. Ademais, para responder aos desafios, desenvolveu-se a ideia do novo humanismo e suas implicações para a aprendizagem histórica. O texto também discute como aprender História Universal significa a compreensão de que a unidade do tempo histórica contém a diversidade da experiência histórica e como isso poderia ser uma contribuição para as pessoas aprenderem a ser humanas.

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Biografia do Autor

Jörn Rüsen, Universität Witten/Herdecke - UWH

Doutor em Filosofia e História pela Universidade de Colônia. Professor da Universität Witten/Herdecke.

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Publicado

15-03-2013

Como Citar

RÜSEN, Jörn. Formando a Consciência Histórica – Por uma Didática Humanista da História. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 519–536, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p519. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14502. Acesso em: 5 nov. 2024.