Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes

Autores

  • Lana Mara Castro Siman Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0002-8061-9924
  • Edson Nascimento Campos Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • João Carlos de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p567

Palavras-chave:

Museu, Memória, Educação histórica, Ensino de história

Resumo

O artigo analisa, a partir de um jogo de vozes, gestos e de deslocamentos corporais, durante uma visita guiada de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, sentidos do passado ali enunciados sobre temáticas atinentes ao universo do trabalho no Brasil pré- industrial. Com o objetivo de problematizar a relação memória e história na perspectiva da educação histórica, tais enunciações verbais e não verbais foram documentas por meio de registros fílmico, sonoro e impresso. O diálogo entre dados e referencias teórica permitiu-nos evidenciar tanto o valor do museu como espaço de memória para a educação histórica, como os desafios aí presentes para prática docente em salas de aula, nos momentos antes, durante e pós – visita a museus.

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Biografia do Autor

Lana Mara Castro Siman, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Didática História pela Université Laval, ULAVAL, Canadá. Professora Adjunto da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Edson Nascimento Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

João Carlos de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pela Universidade de Estado de Minas Gerais. Professor de História nas redes públicas de ensino de Belo Horizonte e Betim.

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Publicado

15-03-2013

Como Citar

SIMAN, L. M. C.; CAMPOS, E. N.; ANDRADE, J. C. de. Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 567–587, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p567. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13332. Acesso em: 19 mar. 2024.