Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p509

Palavras-chave:

Educação historica

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Docente da Universidade Federal do Paraná.

Referências

BARCA, Isabel. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In: BARCA, Isabel. Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001. p. 29-43.

BARCA, Isabel. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: ARIAS NETO, J. M. (org). Dez anos de pesquisas em ensino de História. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005. p.15-25

BARCA, Isabel. La evaluación de los aprendizajes en historia. In: MIRALLES, P.; PUCHE, S.M.; FERNANDEZ, A. S. La evaluación en el processo de enseñanza y aprendizaje de las ciências sociales.Murcia: Un.de Murcia, 2011.

BARCA, Isabel. O pensamento histórico dos jovens. Braga: Universidade do Minho, 2000.

BARTON, K. C.; LEVSTIK, L.S. Teaching History for the Common Good. New Yok: Routledge, 2004.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogia, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998.

BORRIES, Bodo Von. Linking themesin historical consciousness. Interpretations of the past, perceptions of the present and expectations of the future by east and West German Youth, 1992. In: LÉTORNEAU, Jocelyn. Le lieu identitaire de la jeunesse d´aujourd´hui.Études de Cas. Paris: L´Harmattan, 1997.

BORRIES, Bodo Von. Methods and Aims of Teaching History in Europe: a Report on Youth and History. In: STEARNS, P.N.; SEIXAS, P.; WINEBURG, S. Knowing, Teaching and Learning History. London: New York University Press, 2000. p.246-261.

CHAPMAN, Arthur. Taking the perspective of the other seriously? Understanding historical argument. Educar em Revista. Curitiba: Editora da UFPR, n. 42. Out./Dez.2011. p.95-106

COMPAGNONI, Alamir Muncio. Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2009.

CUESTA FERNANDES, Raimundo. Clio en las aulas. Madrid: Akal, 1998.

CUESTA FERNANDES, Raimundo. Sociogénesis de una disciplina escolar: la História. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997.

EISNER, E.W. El ojo ilusrado. Indagación cualitativa y mejora de la práctica educativa.Barcelona: Paidós, 1998.

EPSTEIN, Terrie. Interpreting National History. Race, Identity, and Pedagogy in Classrooms and Communities. New York: Routledge, 2009

GERMINARI, Geyso. Educação Histórica: a construção de um campo de pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 54-70, jun. 2011.

LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em História. In. BARCA, Isabel. Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001.

ROCKWELL, Elsie. La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los processos educativos.Buenos Aires: Paidós, 2011.

RÜSEN, Jörn. Didatica da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In. Schmidt, M. A.; Barca, I.; Martins, E. R. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2010a .

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciencia histórica. Brasilia: Editora da UnB, 2001.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é essa? In: SCHMIDT, M. A. M. S.; BARCA, I. Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Unijuí, 2009. p. 21-52.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de história (1998-2000). Revista Perspectiva. Revista do centro de ciencias da educação. Florianópolis: UFSC, v.20, n. esp., p.163-182., jul/dez de 2002.

SEIXAS, P.; WINEBURG, S.; STEARNS, P. History, Memory, Research, and the Schools: the Pittsburg Conference. March 1999. Disponível em: www.theaha.org/Perspectives/issues/1999. Acesso em: jan. 2012.

SEIXAS, Peter. Mapping the terrain of Historical Significance. In. Theory and Research in Social Education. Columbia: National Council for the Social Studies, v.61, n.1, p.22-27, 1997.

SEIXAS, Peter. Students Teachers thinking historically. In. Theory and Research in Social Education. Columbia: National Council for the Social Studies, v.26, n.3, p.310-341, Summer, 1994.

SHEMILT, Denil. The Caliph´s Coin: The Currency of narrative Frameworks in History Teaching. In: STEARNS, P.; SEIXAS, P.; WINEBURG, S. Knowing Teaching & Learning History. National and International Perspectives. London: New York University Press, 2000. p. 83-101

Downloads

Publicado

15-03-2013

Como Citar

CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 509–518, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p509. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14501. Acesso em: 23 nov. 2024.