Roberto Piva: poesia viva na metrópole e a contracultura no Brasil (1960-1970)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p907Palavras-chave:
Roberto Piva, Contracultura, IluminaçãoResumo
Nessa dissertação fizemos um debate bibliográfico cujo foco principal é a poesia de Roberto Piva (1937 – 2010), que viveu sua vida inteira na cidade de São Paulo. Abordamos temáticas recorrentes em sua obra, discutindo as mesmas usando outros autores; são elas: o surrealismo e as iluminações profanas; o xamanismo urbano; o dionisíaco nietzscheano; as andanças do flâneur estudado por Walter Benjamin, dos situacionistas e de Piva pelas grandes cidades; a contracultura no Brasil e nos EUA; A Geração 60 publicada por Massao Ohno em São Paulo; as origens históricas da Contracultura e finalmente comparamos o misticismo psicodélico ao tradicional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/