Vozes de uma história: as narrativas a partir de conhecimentos prévios de alunos sobre gênero e sexualidade (Cambé/PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p909Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Narrativas de alunos, História e ensinoResumo
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente às relações de Gênero e Sexualidade presentes no cotidiano escolar, realizada no Colégio Estadual Antônio Raminelli, localizada na cidade de Cambé, PR. Ao longo do trabalho, utilizamos como fonte documental um instrumento de investigação de conhecimento prévio (questionário), que foi aplicado junto a adolescentes estudantes do ensino médio cuja faixa etária variou entre 14 a 17 anos. Buscamos compreender, por meio das narrativas coletadas, questões referentes às construções e dinâmicas das relações de gênero e sexualidade e se o ensino de história permite a possibilidade de reflexão e discussão destas temáticas no ambiente escolar. Nosso estudo busca analisar os modos como os alunos constroem e se reconstroem a posição da “normalidade” das discussões de gênero e sexualidade, e os significados que lhes são atribuídos no ambiente educacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/