Vozes de uma história: as narrativas a partir de conhecimentos prévios de alunos sobre gênero e sexualidade (Cambé/PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p909

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Narrativas de alunos, História e ensino

Resumo

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussão referente às relações de Gênero e Sexualidade presentes no cotidiano escolar, realizada no Colégio Estadual Antônio Raminelli, localizada na cidade de Cambé, PR. Ao longo do trabalho, utilizamos como fonte documental um instrumento de investigação de conhecimento prévio (questionário), que foi aplicado junto a adolescentes estudantes do ensino médio cuja faixa etária variou entre 14 a 17 anos. Buscamos compreender, por meio das narrativas coletadas, questões referentes às construções e dinâmicas das relações de gênero e sexualidade e se o ensino de história permite a possibilidade de reflexão e discussão destas temáticas no ambiente escolar. Nosso estudo busca analisar os modos como os alunos constroem e se reconstroem a posição da “normalidade” das discussões de gênero e sexualidade, e os significados que lhes são atribuídos no ambiente educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana Pagano Peres Molina, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

16-03-2013

Como Citar

MOLINA, L. P. P. Vozes de uma história: as narrativas a partir de conhecimentos prévios de alunos sobre gênero e sexualidade (Cambé/PR). Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 909–910, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p909. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14513. Acesso em: 25 abr. 2024.