Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p613

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de história, Formação de professores, Cotidiano escolar, PIBID

Resumo

Este artigo analisa as relações entre o currículo da formação inicial para a docência em história e o currículo escolar para o ensino da disciplina. Tem-se como pressuposto que a formação inicial tem influência decisiva nas análises que os licenciandos e ingressantes no magistério fazem acerca do currículo escolar, e que tais análises não se restringem ao prescrito. Inicialmente, apresentamos nossas considerações acerca das trajetórias das atuais prescrições curriculares para o ensino de história. Posteriormente, analisamos dados sobre como o currículo da formação inicial é incorporado por licenciandos que atuam em escolas públicas, e em que medida tal formação interfere nas análises e nas intervenções que os licenciandos fazem no currículo escolar. Os dados apresentados estão vinculados às intervenções didáticas e pedagógicas realizadas por licenciandos que estão inseridos no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. É possível verificar que os licenciandos em atuação nas escolas conseguem identificar como a sua formação teórica possibilita a análise e a intervenção na prática curricular das escolas. Não obstante a análise do currículo escolar possibilita uma leitura distanciada e qualitativa da formação inicial, permitindo-lhes a proposição de modificações em ambas as estruturas curriculares.

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Biografia do Autor

Olavo Pereira Soares, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

15-03-2013

Como Citar

SOARES, Olavo Pereira. Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 613–634, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p613. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13319. Acesso em: 5 nov. 2024.