Pensar bem por intermédio da assimilação e contextualização de conceitos: considerações pertinentes para o ensino de história atual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p823Palavras-chave:
Metodologia do ensino de história, Conceitos históricos, Pensamento excelente, Pensamento complexo, Mathew Lipman, Edgar MorinResumo
Esse texto traz para o debate acadêmico algumas preocupações e indagações de historiadores que percebem nos últimos tempos os efeitos negativos da influência dos meios-de-comunicação na formação das novas gerações. O tempo presente é explicado por ele mesmo, sendo o futuro um tempo “incerto” e o passado “desconectado” da realidade, ou seja, um “reducionismo da História” enquanto disciplina escolar e campo de conhecimento.Diante desse quadro, pretende-se oferecer propostas alternativas decorrentes da Filosofia, como uma disciplina que auxilie a disciplina História e as demais na proposição de uma Educação reflexiva.Para isso, analisar-se-á a contribuição de dois filósofos contemporâneos que elaboraram categorias de análise para uma possível reversão dos efeitos negativos no processo educacional: o norte americano Mathew Lipman e o que classifica como “Pensamento Excelente” e o francês Edgar Morin e o que denomina de “Pensamento Complexo”.Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (org.). O saber Histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. 2. Ed. Rio de Janeiro: 2000.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
CODO, Vanderley. O que é Alienação?. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos).
COELHO, Teixeira. O que é Indústria cultural?. São Paulo: Brasiliense, 1980. (Coleção Primeiros Passos).
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
LIPMAN, Mathew. O pensar na educação. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2001.
LORIERI, Marco A. e RIOS, Teresinha A. Filosofia na Escola: O prazer da reflexão. São Paulo: Moderna, 2004.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
PINSKI, Jaime (org.). O Ensino de História e a criação do fato. 5. ed. São Paulo: Contexto, 1992.
SCHIMDT, Maria Auxiliadora e CANELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
VIEIRA, Maria do Pilar A. (org.). A pesquisa em História. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/