Pensar bem por intermédio da assimilação e contextualização de conceitos: considerações pertinentes para o ensino de história atual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p823Palabras clave:
Metodologia do ensino de história, Conceitos históricos, Pensamento excelente, Pensamento complexo, Mathew Lipman, Edgar MorinResumen
Esse texto traz para o debate acadêmico algumas preocupações e indagações de historiadores que percebem nos últimos tempos os efeitos negativos da influência dos meios-de-comunicação na formação das novas gerações. O tempo presente é explicado por ele mesmo, sendo o futuro um tempo “incerto” e o passado “desconectado” da realidade, ou seja, um “reducionismo da História” enquanto disciplina escolar e campo de conhecimento.Diante desse quadro, pretende-se oferecer propostas alternativas decorrentes da Filosofia, como uma disciplina que auxilie a disciplina História e as demais na proposição de uma Educação reflexiva.Para isso, analisar-se-á a contribuição de dois filósofos contemporâneos que elaboraram categorias de análise para uma possível reversão dos efeitos negativos no processo educacional: o norte americano Mathew Lipman e o que classifica como “Pensamento Excelente” e o francês Edgar Morin e o que denomina de “Pensamento Complexo”.Descargas
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