A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica: o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)

Autores

  • Natalia Germano Gejão Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Ensino de história, Fotografia, Getúlio Vargas

Resumo

A partir da década de 1980, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História. Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado. Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar. Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Germano Gejão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

GEJÃO, Natalia Germano. A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica: o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945). 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2010.

Downloads

Publicado

06-02-2011

Como Citar

GEJÃO, N. G. A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica: o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945). Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1185–1186, 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/7937. Acesso em: 18 mar. 2024.