A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica: o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945)
Palabras clave:
Ensino de história, Fotografia, Getúlio VargasResumen
A partir da década de 1980, o uso de diferentes linguagens na sala de aula passou a ser defendido por pesquisadores que repensavam o ensino de História. Assim, a imagem ganhou maior espaço nas propostas pedagógicas, atuando como evidências em relação ao passado. Nessa perspectiva, propomos uma reflexão sobre o uso da imagem fotográfica como documento e fonte histórica escolar. Considerando o pressuposto de que a leitura da imagem permite a construção do conhecimento histórico escolar, analisamos a produção escrita de alunos do ensino Fundamental e Médio de escolas da rede pública do estado do Paraná, e a organização do conhecimento histórico na suas estruturas cognitivas, através de atividade pedagógica mediadas pelo uso de imagens fotográficas do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/