Aprendizagem e desenvolvimento: o papel do profissional docente no ensino na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p398Palavras-chave:
Desenvolvimento psíquico infantil, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação InfantilResumo
Ao considerar a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, é preciso entender como se dá o processo de ensino e aprendizagem nesse espaço formal e coletivo. Diante de tal afirmação, o presente texto discute a relação entre o desenvolvimento do psiquismo infantil e o ensino sistematizado na Educação Infantil, a fim de elucidar o papel do profissional docente da infância e a necessidade de ele conhecer as leis do desenvolvimento da criança que devem orientar a sua ação pedagógica. Para atingir o objetivo, optamos por desenvolver um trabalho bibliográfico, tendo como fundamento as premissas da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que defendem a necessidade de um ensino sistematizado com caráter histórico e, ao mesmo tempo, dialético. Primeiramente, discorremos sobre o desenvolvimento do psiquismo humano a partir dos pressupostos das teorias adotadas. Em seguida, abordamos como as crianças aprendem e se desenvolvem, que culmina na terceira parte, com discussões sobre o papel do profissional docente na Educação Infantil. Por fim, como resultado dessas discussões, destacamos a relevância de entender o desenvolvimento da criança e, assim, organizar ações propositivas, de forma sistematizada, que possibilitem atingir os objetivos a que se quer alcançar na primeira etapa da educação.
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