Atividade de Estudo: questões sobre sua formação e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p100

Palavras-chave:

Atividade de Estudo, formação e desenvolvimento humano

Resumo

Este artigo objetiva pôr em discussão questões sobre a formação e o desenvolvimento da Atividade de Estudo por alunos do ensino básico ao longo do processo de sua escolarização. Essa atividade – pela qual acontecem as principais mudanças no psiquismo da criança em idade escolar – é um tipo especial de atividade: por meio dela, o aluno apropria-se de conteúdo teórico, realizando sobre ele ações mentais destinadas a pôr a descoberto as conexões internas que caracterizam o objeto de estudo em sua essência. Nesse processo desenvolve o pensamento teórico e as capacidades a ele relacionadas – a análise, a reflexão e a planificação mental. A Atividade de Estudo, entretanto, não é assimilada pela criança em toda a sua complexidade logo que inicia o processo de escolarização; ela se forma e se desenvolve por meio de longo e complexo processo em que a criança aprende, inicialmente sob a orientação direta do professor, a realizar as tarefas de estudo, a controlar o modo de realização das ações e operações dessa tarefa e de avaliar os resultados conseguidos com sua execução, para, ao final desse processo, realizar com autonomia todas essas ações. Nesse percurso, os alunos formam os motivos para o estudo, os objetivos e as ações de estudo, o controle e a avaliação, em um trabalho sistemático pelo qual apropriam-se de conhecimentos e desenvolvem habilidades, capacidades e modos generalizados de ação, visando não apenas a torná-los aptos a resolver tarefas de estudo, mas, principalmente, a solucionar problemas que possam enfrentar em suas vidas.

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Biografia do Autor

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora  aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marília (SP).

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

MILLER, S. Atividade de Estudo: questões sobre sua formação e desenvolvimento. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 100–120, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45172. Acesso em: 24 abr. 2024.