Atividade de Estudo: questões sobre sua formação e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p100Palavras-chave:
Atividade de Estudo, formação e desenvolvimento humanoResumo
Este artigo objetiva pôr em discussão questões sobre a formação e o desenvolvimento da Atividade de Estudo por alunos do ensino básico ao longo do processo de sua escolarização. Essa atividade – pela qual acontecem as principais mudanças no psiquismo da criança em idade escolar – é um tipo especial de atividade: por meio dela, o aluno apropria-se de conteúdo teórico, realizando sobre ele ações mentais destinadas a pôr a descoberto as conexões internas que caracterizam o objeto de estudo em sua essência. Nesse processo desenvolve o pensamento teórico e as capacidades a ele relacionadas – a análise, a reflexão e a planificação mental. A Atividade de Estudo, entretanto, não é assimilada pela criança em toda a sua complexidade logo que inicia o processo de escolarização; ela se forma e se desenvolve por meio de longo e complexo processo em que a criança aprende, inicialmente sob a orientação direta do professor, a realizar as tarefas de estudo, a controlar o modo de realização das ações e operações dessa tarefa e de avaliar os resultados conseguidos com sua execução, para, ao final desse processo, realizar com autonomia todas essas ações. Nesse percurso, os alunos formam os motivos para o estudo, os objetivos e as ações de estudo, o controle e a avaliação, em um trabalho sistemático pelo qual apropriam-se de conhecimentos e desenvolvem habilidades, capacidades e modos generalizados de ação, visando não apenas a torná-los aptos a resolver tarefas de estudo, mas, principalmente, a solucionar problemas que possam enfrentar em suas vidas.Downloads
Métricas
Referências
DAVIDOV, Vasili Vasilievich. Desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (org.). Teoria da atividade de estudo. Paraná: CRV, 2019. p. 175-190.
DAVYDOV, Vasili Vasilievich. A new approach to the interpretation of activity structure and content. In: CHAIKLIN, S., HEDEGAARD, M., JENSEN, U. J. (ed.). Activity theory and social practice. Oxford: Aarhus University, 1999a. p. 39-50.
DAVYDOV, Vasili Vasilievich. What is real learning activity? In: HEDEGAARD, M., LOMPSCHER, J. (ed.). Learning activity and development. Oxford: Aarhus University, 1999b. p. 123-138.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Atividade de estudo: sua estrutura e formação. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, C. G. C., AMORIM, P. A. P. (org.). Teoria da atividade de estudo. Curitiba: CRV, 2019. p. 159-168.
ILYENKOV, Evald V. Our schools must teach how to think! Journal of Russian and East European Psychology, Armonk, v. 45, n. 4, p. 9–49, Jul./Aug. 2007.
LEONTIEV, Alexis N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del hombre, 1978.
LEONTIEV, Alexis N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988; p. 59-83.
LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.
LOMPSCHER, Joachim.; HEDEGAARD, Mariane. Introduction. In: LOMPSCHER, Joachim; HEDEGAARD, Mariane (ed.). Learning activity and development. Oxford: Aarhus University, 1999. p. 10-21.
MATVEEVA, N. I.; REPKIN, Vladimir Vladmirovski; SKOTARENKO, R. V. Condições de domínio das formas autônomas da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (org.). Teoria da atividade de estudo. Curitiba: CRV, 2019. p. 331-342.
REPKIN, Vladimir Vladmirovski. Atividade desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (org.). Teoria da atividade de estudo. Curitiba: CRV, 2019. p. 365-406.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.