Sobre a Revista

A Revista Entretextos é uma publicação semestral a cargo de discentes e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Disponível para Acesso Livre, sob licença CC-BY, publica artigos, resenhas, entrevistas, traduções e dossiês nas seguintes linhas de pesquisa do Programa: Descrição e análise linguísticas, Estudos do texto/discurso, Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e outras linguagens, Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 

 

Anúncios

Chamada de trabalhos para dossiê temático - 2025/4

06-11-2024

Comunicamos que a Revista Entretextos (Qualis 2017-2020- A4) está com chamada aberta para a submissão de artigos, entrevistas, resenhas e traduções para o dossiê temático: Literatura para jovens e crianças na escola: escolha, uso e mediação. 

Submissão: até 01 de setembro de 2025.

Previsão para publicação: 30 de dezembro 2025.

Comissão organizadora: 

Profa. Dra. Carolina  Valada Becker (CAP-UFRGS)

Prof. Dr. Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE)

Prof. Dr. Fernando Azevedo (CIEC, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal)

Prof. Dr. Marcos Scheffel (UFRJ)

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos para dossiê temático - 2025/4

Edição Atual

v. 25 n. 1 (2025): Repensando a Educação Linguística Crítica e a(s) Decolonialidade(s)
					Visualizar v. 25 n. 1 (2025):  Repensando a Educação Linguística Crítica e a(s) Decolonialidade(s)
Publicado: 22-04-2025

Expediente

Apresentação

Artigos

  • Educação linguística crítica: para (re)pensar a inclusão no mundo social

    Flavius Almeida dos Anjos
    11-28
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p11-28
  • O perigo de uma linguística única

    Gabriel Nascimento
    29-53
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p29-53
  • A construção colonial do monolinguismo e seu impacto no desenvolvimento das línguas africanas

    Rajabo Alfredo Mugabo Abdula
    54-76
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p54-76
  • A noção de decolonialidade aplicada às línguas minorizadas na Europa: o caso do ensino do catalão no País Valencià

    Joaquim Dolz, Aina Monferrer-Palmer, Itziar Idiazabal
    77-105
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p77-105
  • Educação transformadora por meio de atividades sociais e desencapsulação curricular

    Fernanda Coelho Liberali
    106-127
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p106-127
  • Multiletramentos na escola: uma proposta intercultural

    Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Anair Valênia Martins Dias
    128-148
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p128-148
  • Educação Linguística Interseccional: a BNCC sob as lentes da Interseccionalidade

    Bruna Carolini Barbosa, Victor Santiago
    149-168
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p149-168
  • O perigo de uma língua única: algumas reflexões acerca da BNCC a partir da perspectiva dos multiletramentos

    Raisa Ketzer Porto, Joice Armani Galli
    169-191
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p169-191
  • Narrativas conspiratórias: o que diz a BNCC?

    Júlio Araújo, Melissa Sousa
    192-211
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p192-211
  • BNCC e Inglês como Língua Franca: do limão faremos uma limonada?

    Domingos Sávio Pimentel Siqueira
    212-234
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p212-234
  • Os multiletramentos na BNCC: desafios e possibilidades para uma educação linguística decolonial?

    Shirley Adriana Sousa Silva, Maria Cecília Camargo Magalhães
    235-255
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p235-255
  • Linguística Aplicada Crítica e análise de material didático: reflexões para a realidade local brasileira

    Gleisla Thais Mendes, Fernando Silvério de Lima
    256-280
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p256-280
  • Formação docente decolonial no ensino superior: religiões de matrizes africanas nas aulas de língua espanhola

    Rodrigo Agra de Oliveira, Flávia Colen Meniconi, Aleph Danillo da Silva Feitosa
    281-302
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p281-302
  • Pedagogias freireanas e a Linguística Aplicada Crítica: um diálogo profícuo

    Rosana Nunes, Tamara Angélica Brudna da Rosa, Kleber Aparecido da Silva
    303-317
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p303-317
  • "Casa de alvenaria", letramentos críticos e educação antirracista: uma proposta de orientação decolonial

    Eliane Fernandes Azzari, Elizabeth da Silva Pereira
    318-338
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p318-338
  • Letramento Crítico-Afetivo e a possibilidade de existir na (trans)linguagem: ações e emoções voltadas à justiça social em aulas de línguas

    Diogo Oliveira do Espirito Santo
    339-362
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p339-362
  • Podcast e temas contemporâneos transversais para a formação de uma comunidade educativamente mais crítica

    Ana Paula Paim da Rosa, Vanessa Ribas Fialho, André Firpo Beviláqua
    363-382
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p363-382
  • Letramento e ensino crítico de língua portuguesa como segunda língua para surdos: caminhos possíveis

    Josiane Junia Facundo
    383-401
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p383-401
  • Decolonialidade na linguística aplicada: levantamento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu em instituições públicas de Goiás

    Ana Luísa Carvalho Rodrigues, Viviane Pires Viana Silvestre, Vivian Silva Castelo Branco
    402-420
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p402-420
Ver Todas as Edições