V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p28

Palavras-chave:

Teoria da Atividade de Estudo, V. V. Davidov, V. V. Repkin, Aproximações, Distanciamentos

Resumo

O artigo tem por objeto a Teoria da Atividade de Estudo (TAE) concebida e implementada no interior da concepção de aprendizagem desenvolvimental do sistema psicológico e didático Elkonin-Davydov-Repkin. O ângulo pelo qual esse objeto é abordado guarda relação com as aproximações e distanciamentos que existiram entre os principais representantes dessa teoria, a partir da análise da obra de V. V. Davydov e V. V. Repkin, a respeito do desenvolvimento psíquico, bem como do objetivo da aprendizagem desenvolvimental, da noção de sujeito e da estrutura da atividade de estudo. Procurou-se mostrar, por meio de um exemplo específico, que um dos aspectos mais relevantes da TAE é, além do posicionamento consensual que assumiram com relação a alguns dos fundamentos básicos do Marxismo-Leninismo e do Enfoque Histórico-cultural da Atividade, a sua dispersão teórica e metodológica característica, suas interpretações e posicionamentos diferentes, seus pontos de vista contrastantes, suas divergências conceituais, bem como as críticas, avanços, retrocessos e superações que eram comuns em seu interior, em relação a muitas outras questões extremamente sensíveis e complexas. Chegou-se à conclusão que, longe de assumirmos os aspectos abordados como sinônimo de fragilidade do sistema analisado, os mesmos devem ser acolhidos como manifestação explícita das forças motrizes que levaram à gênese, crescimento e desenvolvimento de um sistema psicológico e didático com múltiplas variantes possíveis.

Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada, Espanha. Professora na Universidade Federal de Uberlândia 

Referências

AMORIM, Paula Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

BOZHOVICH, Lidia Ilyinichna; MOROSOVA, Natalia Grigorievna; SLAVINA, Leah Solomonovna. Análise psicológica da importância da nota como motivo de atividade de estudo. 36. ed. Moscou: [s. n.], 1951.

CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Aprendizagem desenvolvimental: atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davydov. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29765/1/AprendizagemDesenvolvimentalAtividade.pdf. Acesso em: 7 mar. 2022.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Problema da aprendizagem desenvolvimental: Experiência em pesquisa psicológica teórica e experimental Moscou: Pedagógica, 1986.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Atividade de Estudo e Aprendizagem Desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 249-266.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021a. p. 247-264.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. O conceito de aprendizagem desenvolvimental. Tomsk: Peleng, 1995.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021b. p. 211-230.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Tipos de generalização na aprendizagem: problemas lógicos e psicológicos de construção de objetos. Moscou: Pedagogia, 1972.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Uma nova abordagem para o entendimento do conteúdo e estrutura da atividade. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021c. p. 287-300.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021d. p. 173-187.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich; MÁRKOVA, Aelita Kapitonovna. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In: Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021. p. 189-210.

DUSAVITSKII, Alexander Konstantinovich. V. V. Repkin: experiência de pesquisa biográfica. Boletim, [s. l.], n. 10, p. 94, 2002. Disponível em: http://old.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_10/v10_oficrazd_dusavic.htm. Acesso em: 9 mar. 2022.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Atividade de estudo: importância na vida do estudante. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021a. p. 143-146.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021b. p. 147-156.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés Puentes (org.). Ensino desenvolvimental: antologia livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. p. 149-172.

ELKONIN, Daniil Borisovich; DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. (ed.). Possibilidades da idade para dominar os conhecimentos (nível fundamental I). Moscou: Educação, 1966.

GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoría, epistemología e método. Campinas: Alínea, 2017.

LAZARETTI, Lucineia Maria. Daniil Borisovich Elkonin: a vida e as produções de um estudioso do desenvolvimento humano. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 3. ed. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 219-248.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. A questão da consciência na aprendizagem. In: LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Questões psicológicas da aprendizagem consciente. Moscou: [s. n.] 1947.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, p. 5-24, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Vygotsky, Leontiev e Davídov: contribuições da teoria histórico-cultural para a didática. In: SILVA, Carlos Cardoso; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (org.). Didática e interfaces. Rio de Janeiro: Deescubra, 2007. p. 332-333.

LOPES, Ewellyne Suely de Lima. A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5503. Acesso em: 9 mar. 2022.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davydov (1958-2015). Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em: 9 mar. 2022.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: uma aproximação ao sistema Elkonin-Davydov-Repkin. In: PUENTES, Roberto Valdés.; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019a, p. 27-54.

PUENTES, Roberto Valdés. A noção de sujeito na concepção da aprendizagem desenvolvimental: uma aproximação inicial à teoria da subjetividade. Obutchénie, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 58-87, 2019b. Dispopnível em: https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50575. Acesso em: 9 mar. 2022.

PUENTES, Roberto Valdés. Sistema Elkonin-Davídov-Repkin: gênese e desenvolvimento da teoria da atividade de estudo - TAE (1959-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano (org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davydov-Repkin. Uberlândia: EDUFU, 2019c. p. 111-147.

PUENTES, Roberto Valdés. Sistema Elkonin-Davydov-Repkin: uma aproximação a teoria da atividade de estudo (1959-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davydov-Repkin. Uberlândia: EDUFU, 2019d, p. 111-147.

PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas (1958-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019e, p. 68-125.

PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 29, p. 1-20, jan./dez. 2020a. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454. Acesso em: 12 ago. 2020.

PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. In: ROSA, Sandra Valéria Limonta (org.). Formação de professores e ensino nas perspectivas histórico-cultural e desenvolvimental: pesquisa e trabalho pedagógico. Curitiba: Appris, 2020b. p. 35-58, v. 1.

PUENTES, Roberto Valdés. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019f, p. 31-53.

PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano (org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Jundiaí: Paco; Uberlândia: Edufu, 2017. p. 313-360.

PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano. A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017. p. 187-224.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano. Pesquisas histórico-culturais e desenvolvimentais realizadas no âmbito do GEPEDI: estado da arte. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano. Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do Gepedi. Guarujá: Acadêmica, 2021, p. 18-40.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 201-239, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57369. Acesso em: 10 mar. 2022.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021a. p. 363-404.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Developmental teaching and learning activity. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jun. 2014, Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25054. Acesso em: 10 mar. 2022.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Developmental teaching and learning activity. Journal of Russian and East European Psychology, Armonk, v. 41, n. 5, p. 10-33, set./out. 2003a.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Ensino desenvolvente e atividade de estudo developmental teaching and learning activity. Re-vista, Porto Alegre, v. 21, n.1, p. 85-99, jan./jun., 2014.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. Estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davydov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2021b. p. 321-328.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. From the history of research into the problems of developmental teaching in Kharkov. Journal of Russian and East European Psychology, Armonk, v. 41, n. 5, p. 77-96, set./out. 2003b.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich. O que é a aprendizagem desenvolvimental? A fase inicial da aprendizagem desenvolvimental da língua russa nos anos finais do nível fundamental. Kharkov: [s. n.], 1992.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; DOROKHINA, V. T. O processo de aceitação da tarefa na atividade de estudo. In: REPKIN, V. V.; DOROKHINA, V. T. Teoria dos problemas e métodos para sua solução. Kiev: [s. n.], 1973. p. 9-16.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; REPKINA, Natalya Vladimirovna. Aprendizagem desenvolvimental: teoria e prática. Tomsk: Peleng, 1997.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; REPKINA, Natalya Vladimirovna. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano (org.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davydov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019. p. 27-76.

REPKIN, Vladimir Vladimirovich; REPKINA, Natalya Vladimirovna. Sobre a questão da estrutura da atividade de estudo. Série Psicologia, Kharkov, n. 771, p. 217-222, 2007.

REPKINA, Natalya Vladimirovna. O problema do sujeito na teoria da atividade de estudo. Boletim da Universidade de Kharkov, v. 44, n. 913, p. 148-152, 2010.

RUBINSTEIN, Sergei Leonidovich. Fundamentos da psicologia geral. Moscou: [s. n.], 1946.

RUSAKOV, A. S. Vladimir Vladimirovich Repkin. Enciclopédia pedagógica. 2 vols. Davydov, Vasily Vasilovich (ed.). Moscou: Big Russian Encyclopedia, v. 2, 1999, p. 258-259. Disponível em http://www.otrok.ru/teach/enc/txt/17/page45.html

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

VALDÉS PUENTES, R. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 28–57, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p28. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/45171. Acesso em: 29 maio. 2023.