Sobre a Revista

A Revista Entretextos é uma publicação semestral a cargo de discentes e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Disponível para Acesso Livre, sob licença CC-BY, publica artigos, resenhas, entrevistas, traduções e dossiês nas seguintes linhas de pesquisa do Programa: Descrição e análise linguísticas, Estudos do texto/discurso, Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e outras linguagens, Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras.

Anúncios

Chamada de trabalhos para dossiê temático "Entre Telas e Salas: A Plataformização do Ensino em Debate"

11-11-2025

A Revista Entretextos (UEL) convida pesquisadores(as) e profissionais da educação a contribuírem com o dossiê temático “Entre Telas e Salas: A Plataformização do Ensino em Debate”, que busca promover reflexões críticas sobre os impactos, desafios e possibilidades da mediação tecnológica e da dependência de plataformas digitais nos processos educativos contemporâneos.

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos para dossiê temático "Entre Telas e Salas: A Plataformização do Ensino em Debate"

Edição Atual

v. 25 n. 4 (2025): Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo
					Visualizar v. 25 n. 4 (2025): Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo
Publicado: 14-10-2025

Apresentação

Artigos

  • Sequência didática para a promoção da Cidadania Global no contexto da internacionalização da língua portuguesa

    Rodrigo Schaefer
    9-30
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p9-30
  • O uso de a gente e de nós por estudantes são-tomenses residentes no Brasil

    Késsio Jhone Lopes Silva, Claudia Ramos Carioca
    31-50
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p31-50
  • Machado de Assis viralizou nos Estados Unidos: um debate sobre o Brasil outrificado

    Ana Karla Canarinos, Wagner Monteiro Pereira
    51-67
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p51-67
  • O ensino das línguas nativas são-tomenses na perspetiva dos estudantes universitários

    Esmael Fernandes, Ana Alexandra Silva
    68-91
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p68-91
  • Conecta Leitores: o que dizem os professores participantes sobre o Programa Leitorado

    Laura Ferreira , Fernanda Ricardo Campos
    92-111
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p92-111
  • Português como língua de acolhimento e produção acadêmica: um panorama

    Laura Janaina Dias Amato
    112-126
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p112-126
  • “Português língua da ciência”: reflexões sobre pluricentrismo linguístico, escrita e poder

    Joice Eloi Guimarães
    146-166
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p146-166
  • Representações sociais sobre professores luso-brasileiros de língua materna atuantes no ensino remoto básico em textos acadêmicos

    Paulo Ricardo Ferreira Pereira, Denise Lino de Araújo
    167-187
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p167-187
  • A internacionalização nas universidades estaduais do Paraná: um estudo sobre a parassinonímia nos documentos institucionais

    Danielle Gonzalez Miranda, Rosemary Irene Castañeda Zanette
    188-204
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n4p188-204
Ver Todas as Edições