Educação popular: temas, ideias e sujeitos presentes nas cartas pedagógicas de Carlos Rodrigues Brandão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p418Palavras-chave:
Educação Popular Freiriana, Cartas Pedagógica, Educação Popular Intersetorial, Multicultual e Decolonial, Rede Colaborativa e Engajada de Educação Popular, Intelectual ConectivoResumo
Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa de dois anos, cujo protagonista é o educador popular Carlos Rodrigues Brandão e o objeto de estudos é o seu acervo de correspondências datadas entre 1964 e 1980. Cartas caracterizadas como Cartas Pedagógicas. Esses documentos contribuirão para a continuidade da história da Educação Popular, em especial com temas, ideias e sujeitos pouco ou nada visibilizados no âmbito acadêmico. Nesse texto será pautado a presença da Educação Popular em 94 cartas analisadas. A abordagem do estudo é qualitativa com análise documental a partir de documentos de primeira mão (as correspondências) e reflexões a partir de estudos originários desta pesquisa (Paulo; Dickmann, 2020, 2021; Paulo; Gaio, 2021), assim como uso de entrevistas e-mails recebidos por Brandão. Localizamos 19 sentidos e/ou usos de Educação Popular, sendo que se destacam três: Educação Popular Intersetorial, Educação Popular decolonial e Educação Popular multicultural. Igualmente, identificamos a Educação Popular clandestina em tempos de ditadura civil militar. Assim, as Cartas Pedagógicas de Brandão apresentam encontros entre o passado, o presente e perspectivas de futuro, revelando que a Educação Popular com o sentido crítico-emancipatório é constituída por várias educações populares.
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