Atividades de intervenção com o uso do gênero charge para o ensino de geografia na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p176Palavras-chave:
Leitura, Charges, Atividades de intervençãoResumo
O objetivo deste artigo é analisar como o gênero charge contribui para o ensino de Geografia na Educação Básica, assim como apresentar a proposta de intervenção para a percepção da leitura crítica com alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. A investigação buscou verificar se os alunos conseguem identificar nos gêneros trabalhados em sala de aula, em especial a charge, as diferentes dimensões, tais como: política, econômica, social, cultural, religiosa, que contribuem para a apropriação de conceitos geopolíticos e também para a formação de leitores. A base teórico-metodológica de caráter bibliográfico e cunho qualitativo utilizou o Materialismo Histórico e Dialético como fonte de análise, assim como referência para a análise das produções dos alunos, pois essa concepção teórica é uma das possibilidades de transformação social. Os participantes foram cerca de 30 alunos de duas turmas do 8º no escolar. A metodologia consistiu no uso de uma apostila produzida pelos integrantes do OBEDUC com atividades que seguem os 5 passos da Pedagogia Histórico-Crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse, prática social final. A investigação serviu para a organização de Atividades de intervenção em leitura com o uso de charges, uma vez que os alunos demonstram grande dificuldade na compreensão de textos que possuem como base a leitura imagética. Os resultados indicam que os alunos apresentam maior afinidade com o gênero charge, portanto, é preciso que o gênero esteja constantemente presente nas aulas para que o aluno e o professor possam utilizá-lo como base para a problematização dos diferentes aspectos que envolvem o desenvolvimento humano.Downloads
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