Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Indexadores
Contato
Políticas
Preservação Digital
Direitos Autorais
Política de Acesso Livre
Prevenção de Plágio e Integridade
Processo de Avaliação pelos Pares
Taxas de Publicação
Atual
Arquivos
Notícias
Portal de Periódicos UEL
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 1 (2025): Repensando a Educação Linguística Crítica e a(s) Decolonialidade(s)
v. 25 n. 1 (2025): Repensando a Educação Linguística Crítica e a(s) Decolonialidade(s)
Publicado:
22-04-2025
Expediente
Expediente
Apresentação
Apresentação do dossiê "Decolonialidade e educação linguística no sul global: reflexões críticas sobre currículo, políticas educacionais e experiências pedagógicas no Brasil"
Kleber Aparecido da Silva, Joaquim Dolz , Paula Cobucci , Leketi Makalela
01-10
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p01-10
Artigos
Educação linguística crítica: para (re)pensar a inclusão no mundo social
Flavius Almeida dos Anjos
11-28
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p11-28
O perigo de uma linguística única
Gabriel Nascimento
29-53
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p29-53
A construção colonial do monolinguismo e seu impacto no desenvolvimento das línguas africanas
Rajabo Alfredo Mugabo Abdula
54-76
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p54-76
A noção de decolonialidade aplicada às línguas minorizadas na Europa: o caso do ensino do catalão no País Valencià
Joaquim Dolz, Aina Monferrer-Palmer, Itziar Idiazabal
77-105
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p77-105
Educação transformadora por meio de atividades sociais e desencapsulação curricular
Fernanda Coelho Liberali
106-127
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p106-127
Multiletramentos na escola: uma proposta intercultural
Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Anair Valênia Martins Dias
128-148
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p128-148
Educação Linguística Interseccional: a BNCC sob as lentes da Interseccionalidade
Bruna Carolini Barbosa, Victor Santiago
149-168
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p149-168
O perigo de uma língua única: algumas reflexões acerca da BNCC a partir da perspectiva dos multiletramentos
Raisa Ketzer Porto, Joice Armani Galli
169-191
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p169-191
Narrativas conspiratórias: o que diz a BNCC?
Júlio Araújo, Melissa Sousa
192-211
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p192-211
BNCC e Inglês como Língua Franca: do limão faremos uma limonada?
Domingos Sávio Pimentel Siqueira
212-234
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p212-234
Os multiletramentos na BNCC: desafios e possibilidades para uma educação linguística decolonial?
Shirley Adriana Sousa Silva, Maria Cecília Camargo Magalhães
235-255
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p235-255
Linguística Aplicada Crítica e análise de material didático: reflexões para a realidade local brasileira
Gleisla Thais Mendes, Fernando Silvério de Lima
256-280
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p256-280
Formação docente decolonial no ensino superior: religiões de matrizes africanas nas aulas de língua espanhola
Rodrigo Agra de Oliveira, Flávia Colen Meniconi, Aleph Danillo da Silva Feitosa
281-302
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p281-302
Pedagogias freireanas e a Linguística Aplicada Crítica: um diálogo profícuo
Rosana Nunes, Tamara Angélica Brudna da Rosa, Kleber Aparecido da Silva
303-317
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p303-317
"Casa de alvenaria", letramentos críticos e educação antirracista: uma proposta de orientação decolonial
Eliane Fernandes Azzari, Elizabeth da Silva Pereira
318-338
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p318-338
Letramento Crítico-Afetivo e a possibilidade de existir na (trans)linguagem: ações e emoções voltadas à justiça social em aulas de línguas
Diogo Oliveira do Espirito Santo
339-362
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p339-362
Podcast e temas contemporâneos transversais para a formação de uma comunidade educativamente mais crítica
Ana Paula Paim da Rosa, Vanessa Ribas Fialho, André Firpo Beviláqua
363-382
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p363-382
Letramento e ensino crítico de língua portuguesa como segunda língua para surdos: caminhos possíveis
Josiane Junia Facundo
383-401
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p383-401
Decolonialidade na linguística aplicada: levantamento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu em instituições públicas de Goiás
Ana Luísa Carvalho Rodrigues, Viviane Pires Viana Silvestre, Vivian Silva Castelo Branco
402-420
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p402-420
acesso aberto
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Avaliadores
Qualis 2017-2020-
A4
Qualis 2016 -
B2
Linguística/Literatura
Indexadores e Divulgadores
Palavras-chave
Mais lidos nos últimos 90 dias
A entrevista semiestruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual
808
Os fatores de textualidade e a construção de sentidos no texto
176
Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica.
154
Reflexões sobre a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras
85
Bluebeard and its multiple layers of meaning
71
Contador de visitas
Preservada em:
Edição Atual
Navegar