Narrativas conspiratórias: o que diz a BNCC?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p192-211Palavras-chave:
Narrativas conspiratórias, BNCC, Letramentos críticosResumo
O objetivo do artigo é analisar a maneira como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, aborda o fenômeno da desinformação associado à produção de narrativas conspiratórias. Para isso, utilizamos como referencial teórico a Análise do Discurso Crítica Sociocognitiva, conforme os estudos de Dijk (2005, 2010), com ênfase no conceito de significados locais e sua relação com a manipulação discursiva. A metodologia adotada foi qualitativa e de caráter bibliográfico, focando em um levantamento das habilidades específicas contidas na BNCC que tratam do assunto. O corpus da pesquisa consistiu nas diretrizes da BNCC e em materiais auxiliares referentes ao ensino de Língua Portuguesa. Os resultados apontam para a necessidade de ajustes na BNCC, a fim de contemplar as particularidades dos textos enganosos, além de evidenciar a existência de habilidades em outras áreas do conhecimento que discutem a relação entre discurso e prática social. Concluímos que é possível integrar o estudo das narrativas conspiratórias no ambiente escolar, promovendo letramentos críticos e uma formação cidadã mais completa.
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