Conspiratorial narratives: what does the BNCC say?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p192-211

Keywords:

Conspiracy narratives, BNCC, Critical literacies

Abstract

The aim of this article is to analyze how the National Common Curriculum Base (BNCC) addresses the phenomenon of misinformation associated with the production of conspiratorial narratives within the curriculum of Portuguese Language. To achieve this, we employed Critical Sociocognitive Discourse Analysis as our theoretical framework, based on Dijk's (2005, 2010) studies), mphasizing the concept of local meanings and their connection to discursive manipulation. The methodology adopted was qualitative and bibliographic, focusing on a survey of the specific skills outlined in the BNCC that regardsn to the subject. The research corpus comprised the BNCC guidelines and supplementary materials related to Portuguese Language instruction. The findings indicate a need for adjustments in the BNCC to adequately address the peculiarities of misleading texts and to highlight the existence of relevant skills in other areas that discuss the relationship between discourse and social practice. We conclude that integrating the study of conspiratorial narratives into the school environment is feasible, promoting critical literacies and a more comprehensive civic education.

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Author Biographies

Júlio Araújo, Federal University of Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-Doutorado em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). É professor titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e no Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará, onde coordena o grupo de pesquisa DIGITAL (Discursos & Digitalidades) e o Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagens e tecnologias digitais, com especial atenção aos seguintes temas: racismo algorítmico; necroalgoritmização; inteligência artificial; fake news, discurso de ódio, constelação de gêneros, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, Letramentos e escrita acadêmica. 

Melissa Maria do Nascimento Sousa, Federal University of Ceará

Mestra em Linguística (2024) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior e em Pedagogia: gestão e docência (2024) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e graduada em Letras Português e suas Literaturas (2022) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Linguística Aplicada e, com base no campo transdisciplinar da Análise de Discurso Crítica, investiga a prática discursiva de desinformação, com ênfase em narrativas conspiratórias e fake news como textos enganosos que circulam na web. É professora do ensino básico na rede municipal de Fortaleza, lecionando Lingua Portuguesa para as séries dos Anos Finais e Ensino Médio. Está vinculada ao grupo de pesquisa em discursos e digitalidades - DIGITAL - , coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Araújo, tendo nele atuado como bolsista de Iniciação Científica, durante a graduação, e como bolsista CAPES, durante o mestrado. Suas produções atuais exploram a interface das Teorias Críticas do Discurso com os estudos da Argumentação, analisando processos de manipulação discursivo-cognitiva, em mídias digitais.

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Published

2025-04-22

How to Cite

ARAÚJO, Júlio; SOUSA, Melissa Maria do Nascimento. Conspiratorial narratives: what does the BNCC say?. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 192–211, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p192-211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51505. Acesso em: 5 dec. 2025.