Multiletramentos na escola: uma proposta intercultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p128-148Palavras-chave:
Educação Intercultural, Linguística Crítica, MultiletramentosResumo
Este artigo objetiva apresentar uma proposta que contempla a teoria dos multiletramentos com enfoque intercultural, acerca da educação intercultural indígena. Prevê uma primeira produção em escrita alfabética, no gênero conto, e sua posterior retextualização para a escrita multimodal no gênero quadrinhos. Para tanto, a pesquisa ancorou-se em referenciais acerca da pedagogia dos multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Rojo, 2009, 2012), da educação intercultural (Brighenti, 2015; Candau, 2012a, 2012b, 2012c), da Linguística Crítica (Rajagopalan, 2003), bem como outras áreas cujos autores tratam dos gêneros discursivos escolhidos para a execução da pesquisa e leis educacionais brasileiras que abordam o enfoque intercultural. A metodologia escolhida, pesquisa-ação, foi ancorada nos trabalhos de Franco (2005). O estudo terá como participantes estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Goiás. Como resultados, espera-se desenvolvimento linguístico, crítico e emancipatório das/os participantes na escrita multimodal, aliado à reflexão e conscientização acerca da temática intercultural a ser trabalhada.
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