Multiletramentos na escola: uma proposta intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p128-148

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Linguística Crítica, Multiletramentos

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta que contempla a teoria dos multiletramentos com enfoque intercultural, acerca da educação intercultural indígena. Prevê uma primeira produção em escrita alfabética, no gênero conto, e sua posterior retextualização para a escrita multimodal no gênero quadrinhos. Para tanto, a pesquisa ancorou-se em referenciais acerca da pedagogia dos multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Rojo, 2009, 2012), da educação intercultural (Brighenti, 2015; Candau, 2012a, 2012b, 2012c), da Linguística Crítica (Rajagopalan, 2003), bem como outras áreas cujos autores tratam dos gêneros discursivos escolhidos para a execução da pesquisa e leis educacionais brasileiras que abordam o enfoque intercultural. A metodologia escolhida, pesquisa-ação, foi ancorada nos trabalhos de Franco (2005). O estudo terá como participantes estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Goiás. Como resultados, espera-se desenvolvimento linguístico, crítico e emancipatório das/os participantes na escrita multimodal, aliado à reflexão e conscientização acerca da temática intercultural a ser trabalhada.

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Biografia do Autor

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (PPGEL-UFCAT). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (ProfEPT-IFGoiano). Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora efetiva da rede estadual de educação do estado de Goiás.

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e professora adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas (Gegdel). Membro da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP). Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE).

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Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

ANDRADE, Elisângela Ladeira de Moura; DIAS, Anair Valênia Martins. Multiletramentos na escola: uma proposta intercultural. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 128–148, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p128-148. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51200. Acesso em: 26 dez. 2025.