Formação docente decolonial no ensino superior: religiões de matrizes africanas nas aulas de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p281-302Palavras-chave:
Formação de professores, Decolonialidade, Religiões afrobrasileirasResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação inicial de professores e a construção de práticas educativas/formativas frente à temática Religiões de Matrizes Africanas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (Minayo, 1994), do tipo pesquisa-ação (Thiollent, 1986) que, por sua vez, buscou contribuir para decolonizar imaginários e fomentar práticas pedagógicas de desobediência frente à matriz epistêmica eurocêntrica. O corpus do estudo em tela é composto por fragmentos textuais reflexivos produzidos pelos próprios licenciandos, bem como entrevistas e material didático decolonial (Quijano, 2005), este último produzido pelos participantes da pesquisa como produto final da disciplina Atividades Curriculares de Extensão 5 (ACE 5). A partir do material gerado, realizou-se a triangulação dos dados (Erickson, 1986), o que evidenciou processos autorreflexivos, rompimento de imaginários cristalizados e a relevância de uma formação inicial que se dê a partir de outros horizontes, os quais consigam romper com paradigmas opressores impostos desde o colonialismo.
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