Formação docente decolonial no ensino superior: religiões de matrizes africanas nas aulas de língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p281-302

Palavras-chave:

Formação de professores, Decolonialidade, Religiões afrobrasileiras

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação inicial de professores e a construção de práticas educativas/formativas frente à temática Religiões de Matrizes Africanas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (Minayo, 1994), do tipo pesquisa-ação (Thiollent, 1986) que, por sua vez, buscou contribuir para decolonizar imaginários e fomentar práticas pedagógicas de desobediência frente à matriz epistêmica eurocêntrica. O corpus do estudo em tela é composto por fragmentos textuais reflexivos produzidos pelos próprios licenciandos, bem como entrevistas e material didático decolonial (Quijano, 2005), este último produzido pelos participantes da pesquisa como produto final da disciplina Atividades Curriculares de Extensão 5 (ACE 5). A partir do material gerado, realizou-se a triangulação dos dados (Erickson, 1986), o que evidenciou processos autorreflexivos, rompimento de imaginários cristalizados e a relevância de uma formação inicial que se dê a partir de outros horizontes, os quais consigam romper com paradigmas opressores impostos desde o colonialismo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Agra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Direito e Mestrando em Análise do Discurso pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL)

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora adjunta do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura, UFAL.

Aleph Danillo da Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade
Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.

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Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Rodrigo Agra de; MENICONI, Flávia Colen; SILVA FEITOSA, Aleph Danillo da. Formação docente decolonial no ensino superior: religiões de matrizes africanas nas aulas de língua espanhola. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 281–302, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p281-302. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51568. Acesso em: 26 dez. 2025.