Educação Linguística Interseccional: a BNCC sob as lentes da Interseccionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p149-168

Palavras-chave:

Educação linguística Interseccional; BNCC; Interseccionalidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da perspectiva da Educação Linguística Interseccional (ELI), utilizando uma análise crítica para entender como raça, gênero e sexualidade são abordados. Baseado em teorias de interseccionalidade, com destaque para Collins e Bilge (2021), o estudo adota uma metodologia qualitativa-interpretativista, analisando o conteúdo da BNCC e sua abordagem normativa. O corpus consiste nos textos da BNCC, analisados quanto à presença de termos como "raça", "sexo", "gênero" e "diversidade". Os resultados mostram uma abordagem superficial desses conceitos, revelando uma falta de alinhamento com uma perspectiva interseccional crítica. A pesquisa sugere que, ao ignorar essas complexidades, a BNCC compromete a criação de um ambiente educativo inclusivo e equitativo.

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Biografia do Autor

Bruna Carolini Barbosa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). E-mail: brunabarbosa@uenp.edu.br

Victor Santiago, Universidade Federal do Acre

Doutor em Letras (Estudos de Literatura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto de Literatura na Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, AC, Brasil. E-mail: victor.santiago@ufac.br.

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Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

BARBOSA, Bruna Carolini; SANTIAGO, Victor. Educação Linguística Interseccional: a BNCC sob as lentes da Interseccionalidade. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 149–168, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p149-168. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51755. Acesso em: 5 dez. 2025.