O perigo de uma língua única: algumas reflexões acerca da BNCC a partir da perspectiva dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p169-191Palavras-chave:
Letramentos, Línguas Estrangeiras, BNCCResumo
A partir da Pedagogia dos Multiletramentos (Grupo Nova Londres, 2021), o presente texto visa demonstrar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) se contradiz ao defender um ensino intercultural de Língua Estrangeira (LE), ao mesmo tempo em que estipula o inglês como única LE obrigatória na Educação Básica (EB). Para tanto, um breve panorama sobre letramentos e multiletramentos, sustentados particularmente em Street (1984, 2014), Soares (2009), Kleiman (1995) e Cope; Kalantzis (2015), será apresentado, com o objetivo de demonstrar que tais noções são incompatíveis com a abordagem monolíngue de ensino de LE proposta pela BNCC. Trata-se, assim, de um texto de cunho expositivo, cujas reflexões são debatidas à luz dos Estudos do Letramento e especialmente do Letramento em Línguas (Camelo; Galli, 2019), já que pressupõem a pertinência do trabalho com e para as línguas de forma diversa, sejam estrangeiras, adicionais, de herança, dos povos originários ou de matriz africana, em uma perspectiva plurilíngue no que tange às políticas públicas linguísticas.
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