Educação linguística crítica: para (re)pensar a inclusão no mundo social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p11-28Palavras-chave:
Educação Linguística, Crítica, Inclusiva, IdeologiaResumo
Este ensaio propõem uma reflexão acerca da educação linguística crítica fundamentando-se nos princípios da pedagogia crítica Freireana. O objetivo desta breve reflexão é discutir como as aulas de línguas podem ser estruturadas a partir de uma perspectiva crítica, promovendo a transformação da percepção dos alunos sobre a língua(gem) e o mundo que os cerca. Busca-se, assim, provocar um movimento reflexivo que possibilite ao aprendiz alterar a sua percepção do mundo ao analisar a língua(gem) veiculada na sociedade em geral, desvelando as ideologias. Com esse propósito, esta reflexão, se orienta pela noção de que nenhum texto é neutro mas sim reflexo do mundo em que vivemos e, por isso, todos eles são políticos, considerando que as formações discursivas são políticas e ideológicas por essência, o que justifica uma educação linguística crítica. Assim, em consonância com a Pedagogia da Libertação Freireana e com a BNCC, este ensaio, de caráter bibliográfico, se constitui a partir da noção de que a compreensão e uso da linguagem possibilita apreensão do mundo a nossa volta, quando conseguimos problematizar as concepções ideológicas presentes nos textos, até mesmo para confrontá-las. Esta reflexão se justifica quando pode contribuir com a formação de professores de línguas, para que possam ter uma outra percepção da educação linguística e adotem uma abordagem mais crítica e inclusiva para o ensino de línguas.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
BOZKURT, D.; TOPKAYA, E. Z. Critical pedagogy in english language teaching. Innovational Research in ELT, Abingdon, v. 4, n. 2, p. 53-58, Dec. 2023. DOI: https://doi.org/10.29329/irelt.2023.623.5.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: versão final. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 18 jul. 2024.
CROOKES, G. Critical pedagogy in language teaching. In: ORTEGA, L. (ed.). The encyclopedia of applied linguistics. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2012. p. 1-9.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática libertadora. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KUMARAVADIVELU, B. A linguística aplicada na era da globalização. In: LOPES, L. P. M. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 129-148.
PENNYCOOK, A. English and the discourses of colonialism. London: Routledge, 1998.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SAUNDERS, L.; WONG, M. A. Critical pedagogy: challenging bias and creating inclusive classrooms. Urbana: Windsor and Downs Press, 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flavius Almeida dos Anjos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do/s autor/es.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.













