"Casa de alvenaria", letramentos críticos e educação antirracista: uma proposta de orientação decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p318-338

Palavras-chave:

Letramentos críticos, Pedagogia decolonial, Educação antirracista

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte de resultados de nossa pesquisa que, fundamentada nos estudos dos letramentos críticos e em abordagens decoloniais, visa contribuir para a promoção da educação linguística antirracista na Educação Básica. Primeiramente, realizamos uma leitura comparada na qual identificamos e analisamos excertos que apontam diferenças significativas entre as duas edições do livro "Casa de alvenaria", de Maria Carolina de Jesus (1961; 2021). A partir dessa discussão, apresentamos uma proposta didática que advoga a relevância da leitura comparada dessas duas edições na escola, a fim de lançar um olhar crítico sobre as perspectivas coloniais ainda enraizadas em nossa sociedade. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo embasada nas propostas de hooks (2020), de Ferreira (2014), de Nascimento (2023) e de Freire (2021), e que dialoga com Queiroz (2020), entre outros, sobre a relação entre a virada decolonial e a educação. Nossaproposta aponta a premência de adotarmos práticas pedagógicas que explorem o potencial da educação linguística que permita que docentes e estudantes naveguem a leitura em sala de aula como rota para a reflexão acerca do racismo estrutural e que, assim, possamos decolonizar olhares e contrapor discursos hegemônicos.

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Biografia do Autor

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pesquisadora e Professora permanente do PPG em Educação e da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada (IEL/Unicamp), realizou estágio pós-doutoral na FFLCH/USP. É graduada em Letras/Inglês (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na interface educação, linguagens e tecnologias, com especial atenção à formação de professores e às práticas pedagógicas, sob a ótica dos estudos dos letramentos, dos multiletramentos, da educação linguística crítica e da perspectiva dialógica dos discursos.

Elizabeth da Silva Pereira , Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, atuando na linha de pesquisa de Formação de Professores, pesquisando Educação Antirracista na formação docente. Formada em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (2023). Também possui graduação em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de São Paulo (2009) e especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência nas áreas de Turismo e Educação, com ênfase em Educação. Atualmente é professora de Educação Básica do Estado de São Paulo.

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Arquivos adicionais

Publicado

22-04-2025

Como Citar

AZZARI, Eliane Fernandes; PEREIRA , Elizabeth da Silva. "Casa de alvenaria", letramentos críticos e educação antirracista: uma proposta de orientação decolonial. Entretextos, Londrina, v. 25, n. 1, p. 318–338, 2025. DOI: 10.5433/1519-5392.2025v25n1p318-338. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51747. Acesso em: 25 dez. 2025.