"Casa de alvenaria", letramentos críticos e educação antirracista: uma proposta de orientação decolonial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n1p318-338Palavras-chave:
Letramentos críticos, Pedagogia decolonial, Educação antirracistaResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte de resultados de nossa pesquisa que, fundamentada nos estudos dos letramentos críticos e em abordagens decoloniais, visa contribuir para a promoção da educação linguística antirracista na Educação Básica. Primeiramente, realizamos uma leitura comparada na qual identificamos e analisamos excertos que apontam diferenças significativas entre as duas edições do livro "Casa de alvenaria", de Maria Carolina de Jesus (1961; 2021). A partir dessa discussão, apresentamos uma proposta didática que advoga a relevância da leitura comparada dessas duas edições na escola, a fim de lançar um olhar crítico sobre as perspectivas coloniais ainda enraizadas em nossa sociedade. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo embasada nas propostas de hooks (2020), de Ferreira (2014), de Nascimento (2023) e de Freire (2021), e que dialoga com Queiroz (2020), entre outros, sobre a relação entre a virada decolonial e a educação. Nossaproposta aponta a premência de adotarmos práticas pedagógicas que explorem o potencial da educação linguística que permita que docentes e estudantes naveguem a leitura em sala de aula como rota para a reflexão acerca do racismo estrutural e que, assim, possamos decolonizar olhares e contrapor discursos hegemônicos.
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