v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas

Volume Temático: Formação de Professores de Línguas
Publicado: 2011-06-15
  • Apresentação

    Núbio Delanne Ferra Mafra, Telma Gimenez
    11-13
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p11

Artigos

  • A formação do professor de inglês com base na elaboração, implementação e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem

    Ricardo Luiz Teixeira de Almeida
    17-35
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p17
  • Ensino colaborativo no terceiro grau: formação do professor por meio da prática relexiva

    Eliane Hércules Augusto-Navarro, Claudia Jotto Kawachi, Cristiane Oliveira Campos-Gonella, Daniela Terenzi
    37-56
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p37
  • O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de inglês

    Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Telma Gimenez, Lidia Stutz
    57-78
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p57
  • A Formação de Professores de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil

    Maria Suzett Biembengut Santade
    79-99
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p79
  • A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso

    Luzia Bueno
    101-119
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p101
  • Avaliações externas e seus efeitos na subjetividade de professores

    Juliana Santana Cavallari
    121-136
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p121
  • Gêneros textuais e agir docente na avaliação do ENADE

    Vera Lucia Lopes Cristovão, Liliane Mantovani Lopes
    137-171
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p137
  • O perfil de professor que ingressa e que se forma no curso de Letras-Português na Universidade Federal do Espírito Santo

    Maria Amélia Dalvi
    173-193
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p173
  • Desafios para o ensino de leitura e escrita no Brasil: heterogeneidade e contato linguístico

    Marília de Nazaré Ferreira-Silva, Thomas Massao Fairchild, Claudemir Belintane
    195-226
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p195
  • Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora

    Marcus Vinícius Liessem Fontana, Vanessa Ribas Fialho
    227-247
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p227
  • Leitura e ensino de leitura e o professor de língua portuguesa em formação: um estudo sobre crenças

    Letícia Fraga, Ieda Martins Lourenço
    249-278
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p249
  • A formação de professores e as comunidades virtuais de aprendizagem

    Christiane Heemann
    279-299
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p279
  • A negociação de identidade de professor em sala de aula de estágio de língua espanhola

    Marcela de Freitas Ribeiro Lopes, Neiva Maria Jung
    301-320
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p301
  • “Onde está a minha contribuição aqui?” Identidade e representações de uma professora de inglês

    Maria Inêz Probst Lucena, Angeles Clemente
    321-344
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p321
  • Quem aprende e onde se ensina inglês? Desafios do ensino da competência linguístico-comunicativa na formação docente

    Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade
    345-362
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p345
  • O que se pode ver da janela: Uma análise do subprojeto de letras-inglês do programa PIBID

    Elaine Fernandes Mateus, Michele Salles El Kadre, Pricila Gaffuri
    363-386
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363
  • A escrita na formação docente inicial: influências da iniciação à pesquisa

    Renilson José Menegassi
    387-419
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p387
  • A dupla semiotização dos objetos de ensino -aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos

    Elvira Lopes Nascimento
    421-445
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p421
  • Professores de língua estrangeira em formação e o ensino de leitura: o que revelam atividades propostas por alunos-professores

    Mariana Pérez
    447-474
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p447
  • Avaliação docente em língua inglesa: uma proposta de ação

    Gladys Quevedo-Camargo
    475-501
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p475
  • Identificação e relação entre professor (le) e formador em um projeto de educação continuada

    Valdeni da Silva Reis
    503-522
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p503
  • Papel social e emancipação: discutindo as bases da profissão docente

    Marcos Gustavo Richter, Joseane Amaral
    523-550
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p523
  • A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa

    Lidia Stutz, Vera Lúcia Lopes Cristovão
    569-589
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p569
  • A formação do professor de língua inglesa no cenário brasileiro: crenças e experiências como fatores de (trans) formação da prática pedagógica

    Keila Mendes dos Santos, Diógenes Cândido de Lima
    551-568
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p551

Resenhas

  • Reflective Writing- A Way to Lifelong Teacher Learning.

    Josimayre Novelli Coradim, Carla Fabiana Barcaro
    593-598
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p593

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p