Leitura e ensino de leitura e o professor de língua portuguesa em formação: um estudo sobre crenças

Autores

  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ieda Martins Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p249

Palavras-chave:

Crenças, Leitura, Ensino de leitura

Resumo

Este trabalho tem como foco investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa, as concepções e crenças que os professores participantes da pesquisa, que atuam no Ensino Fundamental e Médio em cidades do interior do Paraná, manifestam sobre leitura e ensino de leitura. No referencial teórico da pesquisa, discutimos a noção de letramento, a concepção de leitura numa visão sociointeracionista (SOARES, 1998; KLEIMAN, 1989, 1995, 2004) e algumas definições de crenças (PAJARES, 1992; SILVA, 2005, BARCELOS, 2004, 2003, 2001). Como resultados gerais, por meio desta pesquisa podemos apontar que os professores-participantes manifestam várias crenças sobre leitura e ensino de leitura, dentre as quais a de que para ser um bom leitor, é preciso ler muito e com frequência; e que “escrever e falar bem” são características de um aluno que é bom leitor.

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Biografia do Autor

Letícia Fraga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

FRAGA, L.; LOURENÇO, I. M. Leitura e ensino de leitura e o professor de língua portuguesa em formação: um estudo sobre crenças. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 249–278, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p249. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8267. Acesso em: 2 maio. 2024.