A dupla semiotização dos objetos de ensino -aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos

Autores

  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p421

Palavras-chave:

Objeto de ensino, Transposição didática, Gestos professionais

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os gestos profissionais de ensino nos movimentos observáveis do professor ao transformar um objeto a aprender em um objeto ensinado. Portadores de significação e vistos pela ótica da atividade coletiva (BRONCKART, 2006), os gestos didáticos fundadores (SCHNEUWLY, 2000; 2009) se integram no sistema social da atividade educacional e se enquadram nas regras e códigos convencionais estabilizados pelo complexo sistema em que se situam as atividades educacionais que constituem a cultura escolar. Entretanto, emergindo dessa   complexidade, a ação do professsor em uma situação particular de ensinar desenvolve gestos didáticos específicos que nos ajudam a compreender o modo pelo qual se dá a transformação do objeto de ensino que é  regulado por esses gestos. A análise empírica do trabalho recai sobre o trabalho desenvolvido por uma professora de português da educação fundamental ao materializar a transposição didática de um objeto social – a carta do leitor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo, investigando os processos de textualização na produção escrita de alunos do ensino fundamental. No curso de Doutorado em Filologia e Lìngua Portuguesa na Universidade de São Paulo investigou os gêneros orais emergentes na interação de sala de aula. Atua nas linhas de pesquisa " Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e continuada. Como Professor Associado, atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Coordena o grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Ferramentas Didáticas para o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa , realizado na Universidade Estadual de Londrina (CNPq - edital Universal ). Desenvolve essa pesquisa com a elaboração de material didático e com experiências didáticas para Redes Públicas de Ensino, integrando a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (MEC/SEB) desde julho de 2004 para as formações Pro-letramento e PAR. Orienta dissertações e teses voltando-se para a didática da língua portuguesa das séries iniciais do fundamental ao estágio de docência no curso de Letras, elaboração/ avaliação de materiais didáticos e implementação de projetos escolares. Vice-coordenadora do GT-Gêneros textuais da AnPOLL.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

NASCIMENTO, E. L. A dupla semiotização dos objetos de ensino -aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 421–445, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p421. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8643. Acesso em: 1 maio. 2024.