A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa

Autores

  • Lidia Stutz
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p569

Palavras-chave:

Formação inicial de professores em língua inglesa, Sequência didática, Organização externa e interna

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de uma sequência didática (SD) elaborada por duas alunas-professoras de língua inglesa (APLIs) quando em estágio supervisionado em uma universidade pública do interior do Paraná. A SD é destinada a alunos da terceira série do Ensino Média público com base no gênero sitcom Friends. Procuramos investigar as configurações da SD sob o prisma da organização externa (capacidades de linguagem) e da organização interna (coerência dos objetivos propostos). Quanto à organização externa, há uma superposição de tarefas de capacidades de ação e de capacidades linguístico-discursivas. Quanto à organização interna, observa-se uma concretização parcial dos objetivos. Os resultados sinalizam a necessidade de reflexões das APLIs para sucessivas transformações da SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lidia Stutz

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem - UEL. Professora assistente do Departamento de Letras/ Unicentro.

Professora do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem - UEL.


Vera Lúcia Lopes Cristovão, Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Possui doutorado (2002) e pós-doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

STUTZ, Lidia; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 569–589, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p569. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578. Acesso em: 19 maio. 2025.