Quem aprende e onde se ensina inglês? Desafios do ensino da competência linguístico-comunicativa na formação docente

Autores

  • Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p345

Palavras-chave:

Competência comunicativa em inglês, Identidade, Formação docente,

Resumo

Ensinar e aprender inglês como língua estrangeira (LE) no curso de Letras tem sido um grande desafio em todo o país. Sabe-se, há muito, que os alunos chegam à universidade sem o nível de conhecimento básico esperado para que o curso de formação possa ser conduzido com a devida ênfase nos aspectos linguísticos e pedagógicos. Assim, este artigo busca analisar criticamente essa situação, a partir de uma pesquisa com professoras de inglês de escolas públicas e também alunas graduandas em Letras/Inglês. Considerando que o acesso ao ensino de línguas estrangeiras é um direito e que o ensino de inglês nas escolas públicas, com base em várias pesquisas na área, é insuficiente para que os alunos deixem o ensino médio com um nível satisfatório de competência na língua, a discussão neste trabalho revela que a sala de aula de inglês no curso de formação pode apresentar um paradoxo imobilizador à aprendizagem. Se para aprender inglês é preciso se engajar em práticas interativas, para participar de tais práticas é exigido que já se tenha domínio daquela língua. Os dados mostram que a aula de inglês é espaço de produção de identidades a partir de relações desiguais de poder.

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Biografia do Autor

Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade

Doutora em Letras e Linguística pela UFG, professora de Língua Inglesa do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília.

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa. Quem aprende e onde se ensina inglês? Desafios do ensino da competência linguístico-comunicativa na formação docente. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 345–362, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p345. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8522. Acesso em: 5 dez. 2024.