O perfil de professor que ingressa e que se forma no curso de Letras-Português na Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

  • Maria Amélia Dalvi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p173

Palavras-chave:

Formação de Professores, Letras

Resumo

Este artigo retoma parte das discussões encetadas em “E o professor de língua portuguesa sai da faculdade e cai na escola: estará apto a conduzir atividades de leitura e produção textual?” (Dalvi, 2009), originalmente apresentado durante o 17º Congresso de Leitura, na Unicamp. Naquele trabalho discutiu-se o perfil do estudante finalista da licenciatura plena em Letras-Português na Ufes. Neste artigo, cerca de dois anos depois, propõe-se uma apresentação sumária do trabalho de então e acrescentam-se dados coletados em questionários aplicados aos estudantes calouros do mesmo curso no semestre de 2011/1. Como conclusão, procura-se provocar alguns discursos cristalizados em torno do tema.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras (2001-2004), mestrado em Letras (2005-2008) e doutorado em Educação (2009-2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua como professora adjunta no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Seus atuais temas de interesse são a produção literária de Carlos Drummond de Andrade, a história dos livros didáticos de língua portuguesa e literatura e o ensino de língua, literatura, leitura e produção de textos na educação básica e superior. É pesquisadora do Grupo Interinstitucional Poesia: Suportes Formais e Sistemas de Significação e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita.

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

DALVI, Maria Amélia. O perfil de professor que ingressa e que se forma no curso de Letras-Português na Universidade Federal do Espírito Santo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 173–193, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p173. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8381. Acesso em: 22 jun. 2025.