A Formação de Professores de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p79Palavras-chave:
Currículo, Formação docente, Ensino do PortuguêsResumo
A formação inicial dos professores de Português constitui um fator relevante de configuração das suas concepções e práticas. Na verdade, a forma como os professores se posicionam face às perspectivas teóricas disponíveis no domínio da educação em línguas ou ao discurso regulador do Estado, as opções que tomam em relação aos conteúdos, à pedagogia e à avaliação, as decisões que assumem quanto aos registros discursivos que legitimam no quadro da sua prática profissional articulam-se, embora de modo variável, com os princípios, as práticas e os conteúdos característicos dos processos formativos em que estiveram envolvidos. Neste quadro, a indagação sobre as características da formação dos professores, que tem vindo a ser explicitamente instituída como variável na análise dos estados de coisas na educação em línguas, constitui um caminho que entendemos pertinente explorar para compreender aspectos centrais dos discursos e das práticas produzidos contemporaneamente no âmbito do ensino do Português. Neste artigo, propõe-se abordar, também contrastivamente, a problemática da formação de professores de Português, em Portugal e no Brasil, entendida como arena onde interagem perspectivas antagônicas seja sobre os sentidos e os conteúdos da formação, seja sobre o mandato da escola relativamente ao ensino e à aprendizagem do Português.
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