O que se pode ver da janela: Uma análise do subprojeto de letras-inglês do programa PIBID

Autores

  • Elaine Fernandes Mateus Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Salles El Kadre Universidade Estadual de Londrina
  • Pricila Gaffuri

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363

Palavras-chave:

Colaboração, Formação de professores de inglês, PIBID

Resumo

Este trabalho tem como objetivo lançar um olhar a partir da janela sócio-histórico-cultural para compreender o(s) sentido(s) de colaboração expressos no texto do subprojeto de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A análise revela que a iniciativa representa: a) a continuidade de modelos de formação inicial e contínua de professores de Inglês vivenciados pela Instituição e agora formalizados nesta proposta governamental; b) possibilidades para o fortalecimento de uma cultura colaborativa na formação de professores e; c) uma resposta às demandas de melhoria da qualidade dos cursos de formação, do ensino na educação básica e dos contextos nos quais as comunidades escolares estão inseridas. O apagamento dos papeis do formador, tomados, por esta razão, como dados e imutáveis revelam um padrão complementar de colaboração e convidam a refletir sobre o desafio da mutualidade no trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Fernandes Mateus, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).

Michele Salles El Kadre, Universidade Estadual de Londrina

é formada em Letras Estrangeiras Moderna (2004), possui Especialização em Língua Inglesa (2006) e Mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2010). Atualmente, é Doutoranda do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem com pesquisa voltada para a formação de professores, professora colaboradora na mesma instituição e Vice-presidente da Associação de professores de Língua Inglesa do Paraná (APLIEPAR). Possui experiência  na área de ensino e aprendizagem de inglês em institutos de idiomas, Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas e formação de professores de inglês no ensino superior. Seus interesses de investigação englobam o ensino e aprendizagem de inglês, inglês como língua franca e formação colaborativa de professores.

Pricila Gaffuri

é graduada em Letras Português-Inglês (2009) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é aluna do Mestrado do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora de língua inglesa da Wizard. Sua pesquisa se volta principalmente para os estudos de Bakhtin e Vygotsky, enfocando a formação de professores de língua inglesa.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

MATEUS, Elaine Fernandes; EL KADRE, Michele Salles; GAFFURI, Pricila. O que se pode ver da janela: Uma análise do subprojeto de letras-inglês do programa PIBID. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 363–386, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p363. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488. Acesso em: 5 dez. 2024.